Escrevendo com cores ou pintando com palavras: uma leitura de “Sobre o Tasso na prisão”, de Charles Baudelaire
Resumo
Neste artigo nos propomos a compreender e a analisar as interferências e os diálogos da produção crítica de Charles Baudelaire em sua produção poética, no que diz respeito às artes visuais, notadamente à pintura, conforme se pode observar por meio dos escritos críticos de seus conhecidos Salões. Para tal investigação, o poema aqui analisado será “Sobre O Tasso na prisão de Eugène Delacroix”, na tradução de Ivan Junqueira, publicado em As flores do mal, de 1857, e o quadro Tasso na prisão dos loucos, de Eugène Delacroix, de 1839. Pretende-se construir uma interpretação das relações entre poesia e pintura a partir do ponto de vista dos referidos artistas.
PALAVRAS-CHAVE: Baudelaire. Transposição intersemiótica. Literatura. Pintura. Modernidade.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2558
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