Descrição e análise de repetições em interações de duas crianças com transtorno do espectro do autismo

Larissa Tavares Meira, Fernanda Miranda Cruz, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto

Resumo


Este artigo analisa ocorrências de repetições na fala de duas crianças autistas, em situações de intervenção clínico-terapêutico, levando em consideração o ambiente interacional e sequencial em que emergem tais produções. Nosso enfoque recai sobre o tratamento dos aspectos multimodais (verbais e não-verbais) mobilizados pela criança que possa corroborar para uma análise linguístico-interacional dessas ocorrências. Nosso objetivo é ilustrar uma forma de análise desses padrões interacionais repetitivos que colabora com abordagens que exploram eventuais funcionalidades linguístico-interacionais dessas ocorrências na interação.

PALAVRAS-CHAVE: Repetição. Ecolalia. Transtorno do Espectro Autista. Multimodalidade. ELAN. Praat.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2589


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