Clarice para menores: a inserção do leitor na narrativa infantil
Resumo
Clarice Lispector é autora de uma obra vasta e complexa, marcada pelo fluxo de consciência e um diálogo interior difícil de mensurar. Diante disso seria igualmente desafiador imaginar que esses mesmos aspectos se mantivessem em suas narrativas voltadas ao leitor mirim, no entanto é exatamente isso o que acontece. Com a mesma originalidade com que (re)cria a existência humana nos livros não infantis, Clarice desenvolve uma linguagem dialógica em suas nas narrativas voltadas à criança, inserindo-a entre as personagens-bicho e personagens-gente, que vivenciam situações desafiadoras, mesmo para um adulto. De modo a verificar as dimensões que a inserção do leitor alcança na obra infantil clariceana, analisamos seus textos inaugurais, O Mistério do Coelho Pensante (1967) e Mulher que Matou os Peixes (1969), sob a perspectiva da ruptura do horizonte de expectativas que cada um promove no pequeno leitor, ao ingressar ora na história de um Coelho bem diferente dos demais ora na confissão reveladora de uma “assassina”.
PALAVRAS-CHAVE: Horizonte de Expectativas. Literatura infantil. Clarice Lispector. Leitor. Inserção. Diálogo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v9i3.2599
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. Editora Martins Fontes, 1988, São Paulo
BENJAMIM, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 16° edição, Paz e Terra, 2002.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução da Adail Ubirajara Sobral. 10 ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: mitos, símbolos e arquétipos. São
Paulo: DCL, 2003.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2002.
CORRÊA, Janaina Alves Brasil. Elementos de estilo na literatura infantil de Clarice Lispector. VII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IV Encontro Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. Rio de Janeiro, 2011.
DUARTE, Camilla Zanoni. CARVALHO, Regina dos Santos de. OLIVEIRA, Ana Paula de. A interação narrador-leitor na produção literária infantil de Clarice Lispector. UNITOLEDO, p. 1-13.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. Rio de Janeiro: Rocco, 1999a.
LISPECTOR. A mulher que matou os peixes. Rio de Janeiro: Rocco, 1999b.
MUZAIT, Zahide L. O fluxo da consciência no conto “a imitação da rosa” de Clarice Lispector. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, v. 14, n. 4 (1979).
NETO, Miguel Leocádio Araújo; SILVA, Odalice de Castro. Os incomuns leitores de Clarice. Ver. De Letras, n. 29, Vol. 1/2 - 2007/2008.
PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura Infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1986.
PROPP, Vladmir. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
PONCHIROLLI, Flávio Alexandre. A estilística da adaptação e inadaptação. Uma análise de “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2006.
RESSURREIÇÃO, Juliana Boeira da. A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da imaginação. Faculdade Cenecista de Osório-FACOS/RS, p. 1-33.
SOUSA, Douglas Rodrigues de. O mistério da literatura infantil de Clarice Lispector: projeto estético, inovação e criação literária. Revista Travessas, Brasília, 2017.
TORRES, Paulo Magno Costa. Clarice Lispector. Cola da Web. Setembro, 2018. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biografias/clarice-lispector. Acesso em: 16 jan. 2020.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: História e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Estética da Recepção. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lucia Osana (Orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: UEM, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|