CONSTRUÇÃO DISCURSIVA E FICÇÃO CIENTÍFICA EM LAS FUERZAS EXTRAÑAS

João Pedro Rodrigues de Oliveira, Newton de Castro Pontes

Resumo


O presente artigo examina alguns contos de Leopoldo Lugones, escritor argentino que costuma ser identificado entre os originadores das narrativas fantásticas e de ficção científica na América Latina. Partindo da concepção de que a ficção científica no livro Las fuerzas extrañas seria não só um componente temático, mas também elemento composicional da obra a ser identificado por meio de sua construção discursiva, este artigo recorre a críticos de Lugones (especialmente Paula Speck, Robert M. Scari e Jorge Luis Borges) a fim de compreender as relações entre o lendário e o científico em suas narrativas, assim como a inserção de sua obra no contexto da literatura argentina do início do século XX. Destacamos dois contos em nossa análise: “La lluvia de fuego” e “La estatua de sal”, por representarem bem os problemas do contato entre a cosmogonia paracientífica de Lugones, que serve de base ao livro, e as narrativas mítico-moralistas sobre a destruição de Sodoma e Gomorra no Antigo Testamento.

Palavras-chave: Ficção científica. Literatura argentina. Leopoldo Lugones. Las fuerzas extrañas.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2861


Referências


AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 5. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 1-20.

BORGES, Jorge Luis. Ficciones. Nova Iorque: Vintage Español, 2011.

BORGES, Jorge Luis; EDELBERG, Berta. Leopoldo Lugones. Madrid: Alianza Editorial, 1998.

CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 169-196.

GÊNESIS. In: Bíblia sagrada. Edição Brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

LIMA, Luiz Costa. Aproximação de Jorge Luis Borges. In: LIMA, Luiz Costa. O fingidor e o censor: no Ancien Régime, no Iluminismo e hoje. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988. p. 257-306.

LUGONES, Leopoldo. Las fuerzas extrañas. Edición de Arturo García Ramos. Madrid: Cátedra, 1996.

PIÑERO, Emma Susana Speratti. La expresión de las fuerzas extrañas en Leopoldo Lugones. Revista de la Universidad de México, Cidade do México, n. 7, p. 19-21, 1955.

SCARI, Robert M. Ciencia y ficción en los cuentos de Leopoldo Lugones. Revista Iberoamericana, Pittsburgh, n. 30, p. 163-187, 1964.

SPECK, Paula. Las fuerzas extrañas, Leopoldo Lugones y las raíces de la literatura fantástica en el Río de la Plata. Revista Iberoamericana, Pittsburgh, n. 42, p. 411-426, 1976.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: