AS TRÊS FACES DO DIABO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA

Fabrício Lemos da Costa, Marvin Kenji Nakagawa e Silva, Sílvio Augusto de Oliveira Holanda

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a presença do Diabo no romance Grande sertão: veredas (1956), de Guimarães Rosa (1908-1967). Desse modo, analisaremos essa figura diabólica, tantas vezes lembrada pelo narrador-personagem Riobaldo, sob três faces ao longo da narrativa. Para isso, consideraremos os três diabos como parte de um projeto dramático para a constituição do discurso riobaldiano (NUNES, 2013; ARRIGUCCI JR., 1994; SCHWARZ, 1981). O primeiro diz respeito ao diabo evidenciado na luta bélica, como parte constituinte do conflito, o segundo configura aquele ligado às reflexões do narrador-personagem, visto como ponto da existência ou não do Maligno, e o terceiro encaminha-se para o outro, isto é, um demônio que se multiplica em outras personas, como se dá com Hermógenes. Entretanto, o Diabo e a Luta fazem parte de uma mesma conjuntura na ficção rosiana, desenvolvendo-se como amálgama de um mundo mais rudimentar, primário e de difícil definição e separação, porque, nele, a mistura se dá como motor que move os homens para a mescla da violência em situação de combate.

Palavras-chave: Grande sertão: veredas. Guimarães Rosa. Diabo.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i1.2875


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