RELAÇÕES SEMÂNTICO-LEXICAIS COMO OBJETO DE ENSINO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A HIPERONÍMIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Francisco Alisson Fernandes, Francisca Damiana Formiga Pereira

Resumo


As unidades lexicais ou lexias de uma língua não formam um conjunto plano e interdepende do léxico dessa língua, mas uma rede na qual essas unidades estão interrelacionadas umas com as outras. A nível textual, as relações semântico-lexicais existente entre as unidades que compõem o vocabulário de um texto contribuem, de forma decisiva, para a arquitetura e construção de sentidos. Diante disso, este trabalho busca refletir sobre a relação semântica-lexical de hiperonímia e de sua importância no processo de produção textual, estabelecendo estreita relação com o ensino de língua portuguesa. Para isso, nos apoiaremos nas considerações tecidas por Antunes (2012) ao tratar sobre o ensino do léxico; Antunes (2005) e Koch (2005) para discutir a importância desse componente na prática de produção textual; Hoffmann (2014) no que diz respeito, especificamente, a relação de hiperonímia e Polguère (2018) para introduzir conceitos da Lexicologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. Para tanto, foi selecionado dois recortes que fazem parte de duas notícias publicadas em meio virtual. A escolha do material para análise se deu pelo fato de serem textos divulgados na mídia e por versar sobre um tema atual, de interesse populacional. Após a apreciação da análise, foi possível concluir que a relação de hiperonímia se constitui como uma forma de retomada referencial comum em notícias e que esse processo contribui, de modo significativo, para o estabelecimento da coesão e da coerência textual.

Palavras-chave: Léxico. Hiperonímia. Produção textual.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3083

 


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