ENTRELAÇOS ENTRE AS TEORIAS ENUNCIATIVA E MULTIMODAL EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

Paula Roberta Paschoal Boulitreau, José Batista de Barros, Edivaldo Ferreira de Arruda, Sarah Sibelly de Morais Ferreira Silva

Resumo


Neste artigo, objetivamos discutir as possíveis relações que se estabelecem entre as teorias enunciativa e multimodal em aquisição de linguagem. Para tanto, apresentaremos alguns conceitos sobre a Teoria Enunciativa com base em Benveniste e seus dissidentes, bem como a Teoria Multimodal tendo como referências centrais os autores McNeill, Kendon e seus interlocutores, considerando a perspectiva da Aquisição da Linguagem. Metodologicamente, realizamos uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, utilizamos duas teses e uma dissertação frutos de Programas de Pós-Graduação do Brasil e de Portugal com estudos concentrados na linguística; dezoito artigos; e três livros que discutem sobre a relação entre a enunciação, o corpo e a aquisição da linguagem. As bases de dados on-line são: ScIELO, Periódicos CAPES e acervo de livros disponíveis na biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco. Verificamos que durante a infância a criança realiza a aquisição da linguagem utilizando a enunciação a partir da multimodalidade. Concluímos que a criança se apropria dos mecanismos enunciativos, assumindo aos poucos a condição de sujeito e as relações de alteridade, utilizando os recursos multimodais de produção vocal, gestos, olhar e expressões faciais.

Palavras-chave: Aquisição da Linguagem. Enunciação. Multimodalidade.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3164

 


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