A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO E A PERSPECTIVA DIALÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Silvio Nunes da Silva Júnior

Resumo


Este artigo objetiva desenvolver uma discussão sobre o trabalho com o artigo de opinião no ensino de língua portuguesa numa turma de 9º ano do ensino fundamental. Os pressupostos teóricos versam sobre os gêneros discursivos na perspectiva dialógica, a relação entre oralidade, escrita e ensino, e a noção de sala de aula como arena responsiva. O aparato metodológico discute sobre a pesquisa em Linguística Aplicada, a abordagem qualitativa e as naturezas etnográfica e colaborativa, além de esclarecimentos sobre os sujeitos e o contexto de experiência prática numa sala de aula de língua portuguesa. O corpus da pesquisa é composto portranscrições de interações orais de sala de aula e produções textuais escritas pelos alunos. As análises apontam que a atitude sensível dos pesquisadores e professores de língua portuguesa de identificar os gêneros recorrentes nas práticas de linguagem dos alunos para uma futura produção e a negociação de temáticas em sala de aula são atitudes fundamentais para a construção concreta de conhecimentos linguístico-discursivos e para a formação de sujeitos ativos. Tais questões ressaltam a relevância de se caracterizar a sala de aula como uma arena responsiva ampla e concreta de produção de saberes.

Palavras-chave: Práticas Reflexivas. Escrita. Oralidade.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3171



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