O TRABALHO CONTRA O TRABALHADOR: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO NA NOVELA CAMPO GERAL, DE GUIMARÃES ROSA
Resumo
A novela Campo Geral, também caracterizada por Guimarães Rosa como um poema, é parte constitutiva da obra maior Corpo de Baile, publicada em 1956, e trata da vida de uma família muito pobre que vive no interior de Minas Gerais, cujo cotidiano gira em torno de sua subsistência através do trabalho necessário para alcança-la. As representações do trabalho têm papel central na obra e as diferenças entre a forma como eles são representados apontam para a possibilidade do estabelecimento de certas relações entre esses regimes de trabalho e determinadas características das personagens A atividade que possibilita àquela família sua subsistência também incide sobre determinados membros dessa mesma família de forma potencialmente cerceadora, como uma espécie de tesoura de poda da subjetividade. O movimento executado por Guimarães parece consistir em observar e captar certos aspectos particulares dessa realidade para, a partir disso, trazer à tona e exprimir questões que transbordam essa família e essa realidade particular e dizem respeito à humanidade de forma mais genérica, pra além dessas particularidades, revelando, como formulou Antonio Candido, a universalidade da região. A partir da análise das personagens do núcleo da novela e a relação de Miguilim com estes, este ensaio busca discutir a centralidade das representações do trabalho para a construção da narrativa e os recursos utilizados pelo autor na direção da superação do regionalismo pitoresco comum em sua época.
Palavras-chave: Campo Geral; Miguilim; Realismo; Guimarães Rosa; Representações do trabalho.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3182
Referências
CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.
GALVÃO, Walnice Nogueira. As formas do falso. São Paulo: Perspectiva, 1972.
GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
GUIMARÃES ROSA, J. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. Expressão Popular: São Paulo, 2010.
MARX, Karl. Salário, preço e lucro. In: Marxists, 2003. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1865/salario. Acesso em: 19 jan. 2021.
NOGUEIRA, Erich Soares. O corpo e a palavra: uma leitura de "Campo geral" de J. Guimarães Rosa. Scripta, v. 9, n. 17, p. 369-384, 13 out. 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|