MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS ATRAVÉS DO LEARNINGAPPS: UM PREPARATÓRIO GAMIFICADO PARA PROVAS DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA

Thiago da Silva Ribeiro, Rogéria Costa Pereira

Resumo


Este artigo apresenta relato de experiência em um projeto extensionista que atua junto a duas escolas PASCH e discute a importância dessa atuação na formação de professores de língua alemã para o uso de novas tecnologias. A pesquisa contou com a participação de um bolsista que adaptou o teste Fit in Deutsch 1 em atividades gamificadas para o ambiente online, usando o software de autoria LearningApps e o aplicativo WhatsApp. Discutiremos as possibilidades no uso dessas ferramentas para o desenvolvimento de jogos educacionais com vistas ao treino das competências de compreensão e produção oral e escrita. Tendo como aporte teórico o conceito de gamificação (LEFFA, 2014), a investigação, de cunho qualitativo e descritivo, discutiu a formação inicial de professores e a relevância dos aplicativos para o apoio ao processo de ensino/aprendizagem do alemão como língua estrangeira.

Palavras-chave: Gamificação. Ensino e aprendizagem do alemão. Aplicativos. LearningApps.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3219

 


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