EXPLORANDO OS CONCEITOS DE INTERMIDIALIDADE E METACOGNIÇÃO PARA UMA PROPOSTA INTEGRADA DE ENSINO DE LINGUAGENS

Taís Bopp da Silva, Ismael Felipe de Paula Angeli, Gabriel Zardo de Oliveira

Resumo


Por meio deste estudo, apresentamos a proposta de um projeto na área de linguagens aplicável a alunos de Ensino Médio, utilizando uma abordagem intermidiática e metacognitiva. A partir do questionamento da tradição que separa os saberes escolares, compusemos um ciclo de atividades que integra língua portuguesa, literatura, ciência e artes. Os materiais propostos para o projeto, provenientes de mídias diversas, são o conto “O último hippie”, de Oliver Sacks, o filme “A música nunca parou”, produzido a partir da transposição midiática do referido texto, livros e revistas de divulgação científica, além de materiais de áudio. Por meio da promoção de estratégias metacognitivas, os alunos são incentivados a monitorarem seu próprio aprendizado, visando a atingir os objetivos das atividades propostas. Acreditamos que o trabalho com a intermidialidade pode constituir uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, no sentido de que o contato do aluno com diferentes produtos midiáticos pode auxiliá-lo no reconhecimento dos melhores canais para sua aprendizagem.

Palavras-chave: Metacognição. Intermidialidade. Ensino de língua portuguesa.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3252



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