EXPLORANDO OS CONCEITOS DE INTERMIDIALIDADE E METACOGNIÇÃO PARA UMA PROPOSTA INTEGRADA DE ENSINO DE LINGUAGENS
Resumo
Por meio deste estudo, apresentamos a proposta de um projeto na área de linguagens aplicável a alunos de Ensino Médio, utilizando uma abordagem intermidiática e metacognitiva. A partir do questionamento da tradição que separa os saberes escolares, compusemos um ciclo de atividades que integra língua portuguesa, literatura, ciência e artes. Os materiais propostos para o projeto, provenientes de mídias diversas, são o conto “O último hippie”, de Oliver Sacks, o filme “A música nunca parou”, produzido a partir da transposição midiática do referido texto, livros e revistas de divulgação científica, além de materiais de áudio. Por meio da promoção de estratégias metacognitivas, os alunos são incentivados a monitorarem seu próprio aprendizado, visando a atingir os objetivos das atividades propostas. Acreditamos que o trabalho com a intermidialidade pode constituir uma ferramenta para o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, no sentido de que o contato do aluno com diferentes produtos midiáticos pode auxiliá-lo no reconhecimento dos melhores canais para sua aprendizagem.
Palavras-chave: Metacognição. Intermidialidade. Ensino de língua portuguesa.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3252
Referências
BARETTA, D.; PEREIRA, V. W. Predição leitora e consciência textual: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ilha do desterro, Florianópolis, v. 72, n. 3, p. 139-173, set./dez. 2019.
CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. 5. reimpressão. Santos: 2014.
CLÜVER, C. Intermidialidade. Pós. Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2011.
FLAVELL, J. H. Specutalions about the nature and development of metacognition. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. (orgs.). Metacognition, motivation, and understanding. Hillsdale, NJ: Laurence Erlbaum: 1987. p. 21-29.
GUAZINA, L. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. Revista Debates. Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 49-64, 2007.
INEP. Enem: histórico. 23 out. 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/enem/historico. Acesso em: 21 set. 2020.
LEFFA, V. Aspectos da leitura. Uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-D. C. Luzzato, 1996.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n. 22, p. 23-32, 2003.
SPINILLO, A. G. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA, M. P.; SPINILLO, A. G. (orgs.). Compreensão de textos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.
VALENTE, T. da S. O papel do professor de educação artística. Educar. Curitiba, n. 9, p. 59-68, 1993.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|