O CONCEITO DE ANALOGIA NOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA DA LÍNGUA DE HERMANN PAUL E NO CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL DE FERDINAND DE SAUSSURE
Resumo
A importância da analogia no estudo das línguas remonta à Antiguidade (LYONS, 1982), mas tornou-se protagonista na discussão sobre a mudança linguística com o advento da Escola Neogramática ao insistirem esses linguistas sobre o papel da analogia como causa das modificações das línguas no curso do tempo. Essa definição foi amplamente veiculada em manuais de Linguística, assim como a representação de Saussure como participante da Escola Neogramática (PAVEAU; SARFATI, 2006; MOUNIN, 1970) com a publicação de seu Mémoire sur le système primitif des voyelles dans les langues indo-européennes (1879) ao recorrer à analogia como categoria de análise. Para além desse trabalho histórico, Koerner (2008) discute em um longo artigo a influência que o linguista genebrino teria recebido da obra teórica de seus contemporâneos Neogramáticos, os Princípios fundamentais da história da língua (1966), de Hermann Paul, para formulação dos conceitos seminais do Curso de Linguística Geral (1970). Tendo em vista este problema historiográfico, esta pesquisa, de natureza teórica, tem como objetivo investigar as possíveis relações conceituais de analogia no Curso de Linguística Geral e nos Princípios fundamentais da história da língua. Observamos que, de um lado, o fenômeno analógico se situa no entroncamento dos conceitos de língua e fala e do par sincronia e diacronia, de outro, a analogia remete a dois conceitos ou dois processos mentais.
Palavras-chave: Paul. Saussure. Analogia. Linguística. Conceito.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3261
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