ENSINO DA PRONÚNCIA DO ESPANHOL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Kellen Benites de Oliveira Moraes, Josiane Cardoso Ferreira, Luciene Bassols Brisolara

Resumo


Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da rede pública da cidade de Rio Grande, constatamos que os exercícios que contemplam aspectos relativos à fonética e à fonologia aparecem de forma tão discreta que se acredita que não são considerados muito importantes para o aprendizado do aluno. Considerando tal constatação, nosso estudo tem por objetivo analisar o ensino da pronúncia da Língua Espanhola abordado nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, dando ênfase à importância do ensino/aprendizagem na sala de aula dos aspectos formais da língua no que diz respeito à pronúncia. O estudo fundamenta-se em discussões encontradas em Brandão (2003), Baralo (2004), Navarro Tomás [1918] (2004) e Brisolara (2016). Para a realização da pesquisa, verificamos nos materiais todas as atividades sobre pronúncia, analisamos como foram abordadas e discutimos alguns fenômenos da Língua Estrangeira que podem ser contrastados com a Língua Materna dos alunos para complementar a explicação dada nos manuais analisados.

Palavras-chave: Ensino da pronúncia de espanhol. Anos finais. Livros didáticos.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3267

 


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