ENSINO DA PRONÚNCIA DO ESPANHOL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Resumo
Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da rede pública da cidade de Rio Grande, constatamos que os exercícios que contemplam aspectos relativos à fonética e à fonologia aparecem de forma tão discreta que se acredita que não são considerados muito importantes para o aprendizado do aluno. Considerando tal constatação, nosso estudo tem por objetivo analisar o ensino da pronúncia da Língua Espanhola abordado nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, dando ênfase à importância do ensino/aprendizagem na sala de aula dos aspectos formais da língua no que diz respeito à pronúncia. O estudo fundamenta-se em discussões encontradas em Brandão (2003), Baralo (2004), Navarro Tomás [1918] (2004) e Brisolara (2016). Para a realização da pesquisa, verificamos nos materiais todas as atividades sobre pronúncia, analisamos como foram abordadas e discutimos alguns fenômenos da Língua Estrangeira que podem ser contrastados com a Língua Materna dos alunos para complementar a explicação dada nos manuais analisados.
Palavras-chave: Ensino da pronúncia de espanhol. Anos finais. Livros didáticos.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3267
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