GRAMÁTICA E ENSINO: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS E PROPOSTAS COM O OBJETO GRAMATICAL
Resumo
Este artigo objetiva abordar atuais discussões sobre gramática e ensino na educação básica, Para isso, realizamos um estudo bibliográfico visitando os recentes trabalhos sobre o tema, compreendidos no quadriênio 2013-2016 da CAPES. Finalmente, apresentamos iniciativas de sistematização do ensino gramatical direcionadas por pesquisadores que se debruçam sobre o assunto.
Palavras-chave: Gramática e ensino. Interacionismo Sociodiscursivo. Sistematização do ensino gramatical.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3305
Referências
ABREU-TARDELLI, Lilia Santos; VIANI, Renan Bernardes. A seleção de textos para o ensino de conceitos gramaticais na formação de professores de português. In: Ana Maria de Mattos Guimarães; Anderson Carnin; Eliane Gouvêa Lousada. (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. v. 1. Araraquara: Letraria, 2020. p. 268-289.
ABREU-TARDELLI, Lilia Santos. Caminhos possíveis para um ensino de gramática. Revista Metalinguagens, v. 7, p. 04-27, 2017. Disponível em: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/405. Acesso em: 24 set. 2020.
ABREU-TARDELLI, Lilia Santos. Formação de professores. [Entrevista concedida a] Cristina Lopomo Defendi. POSGERE - Pós-Graduação em Revista/IFSP - Campus São Paulo. São Paulo, v. 1, p. 193-198, 2017.
ABREU-TARDELLI, Lilia Santos. Uma releitura do ensino da gramática de língua portuguesa no Brasil: a contribuição dos livros didáticos do início do século XX. In: RIESTRA, D.; GAONA, M. V. G.; TAPIA, S. M. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y PrácticasenDidáctica de laslenguas y las literaturas. Bariloche: Editorial UNRN, 2015.
ALVES, R. F. Ensino de gramática no cenário atual: impactos de princípios e parâmetros ao longo de três décadas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 20, n. 2, p. 277-307, jul./dez. 2017.
BARROS, E. M. D. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, v. 6, n. 11, p. 11-35, 2012.
CÂMARA, A. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. O papel da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa: um olhar sobre o ensino da oração subordinada adjetiva. Signum. Estudos de Linguagem, v. 17, p. 327-353, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18125. Acesso em: 24 set. 2020.
FERREIRA, E. L. M.; VICENTE, H. S. G. Linguística gerativa e “ensino” de concordância na Educação Básica: contribuições às aulas de gramática. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 18, n. 2, p. 425-455, jul./dez. 2015.
GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Caminhos para um ensino funcional de gramática orientado ao texto: pronomes pessoais e adjetivos em perspectiva intersubjetiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 1, p. 139–162, 2017.
Gramática: ensinar ou não? Vídeo apresentado por Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. 24 abr. 2020. 1 vídeo (1h 19min 15seg). Publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_vqlPItrQdY. Acesso em: 24 set .2020.
Gramática Tradicional. Vídeo apresentado por Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. 19 jun. 2020. 1 vídeo (1h 24min 2seg). Publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=54z9KdnJHZ4&t=3919s. Acesso em: 24 set. 2020.
MACHADO, A. R. et al. Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Lília Santos Abreu-Tardelli, Vera Lúcia Lopes Cristovão (org.); posfácio de Joaquim Dolz. Campinas: Mercado de Letras, 2009a.
MACHADO, A. R. et al. Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Lília Santos Abreu-Tardelli, Vera Lúcia Lopes Cristovão (org.); posfácio de Jean-Paul Bronckart. Campinas: Mercado de Letras, 2009b.
MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL - FAPESP (co-editora), 2004.
MADUREIRA, A. L. G. Sujeito, linguagem e discurso: análise discursiva do livro didático de língua portuguesa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 20, n. 2, p. 5-20, jul./dez. 2017.
POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011.
SANTOS, H. T. Tradição e ciência: tensões no ensino de língua portuguesa contemporâneo. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 20, n. 2, p. 351-387, jul./dez. 2017.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Roxane H. R. Rojo, Glaís Sales Cordeiro (trad.). Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SUPISICHE, P. La gramática significativa como herramienta - (GSH). In: SUPISICHE, P. et aliae. Enseñar gramática: propuestas para docentes. Córdoba: Brujas, 2016. p. 105-219.
VIANI, R. B. Os conflitos do professor em relação à gramática e seu ensino: análise a partir de um material didático, uma aula e uma entrevista. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto, 2021.
VITORIANO, Beatriz Martinez; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos. Proposta sobre o ensino de gramática: as vozes dos especialistas. Revista Mosaico, São José do Rio Preto, v. 1, p. 695-718, 2017. Disponível em: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/viewFile/443/413. Acesso em: 24 set. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|