Designações para pessoa que tem dificuldade de aprender as coisas em perspectiva léxico- semântica: alguns apontamentos sobre norma lexical

Daniel Abud Marques Robbin

Resumo


O objetivo central deste artigo é refletir sobre a norma lexical brasileira a partir de dados catalogados pelo projeto AliB (Atlas Linguístico do Brasil), e já estudados na dissertação de Benke (2012), corpus para nossa análise. Focaremos na análise léxico-semântica da questão pessoa que tem dificuldade de aprender as coisas, através de recortes sincrônicos obtidos pela análise de registros lexicográficos de épocas pretéritas: I) Silva Pinto (1832); II) Faria (1859); Taunay (1914) e da versão eletrônica do Dicionário Aulete Contemporâneo de Língua Portuguesa (2006). Contrastando as acepções destes registros históricos com as acepções contemporâneas para as variantes mais produtivas – Analfabeto, burro, lento, lerdo, retardado e rude/rudo –  concluiu-se que existem significativas diferenças semânticas nas definições do século XIX e começo do século XX para a do Aulete, o que atesta o caráter dinâmico e adaptável da norma lexical às necessidades da comunidade.

Palavras-chave: Norma lexical. Semântica. Diacronia.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i3.3387


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