Adjetivos no Português Brasileiro: a tradição gramatical e a teoria de Cinque (1994)

Bianca Schmitz Bergmann, Paula Fernanda Eick Cardoso

Resumo


O presente trabalho aborda a ordenação de adjetivos em Português Brasileiro. Diferentes ordenações entre adjetivos e substantivos (rico professor x professor rico) e entre dois ou mais adjetivos (engenheiro civil brasileiro x *engenheiro brasileiro civil) podem resultar em diferentes sentidos ou, até mesmo, interferir na gramaticalidade da construção. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como a Tradição Gramatical e a teoria de Cinque abordam a ordenação de adjetivos, bem como relacioná-las à percepção de falantes nativos do Português Brasileiro (PB). Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de algumas gramáticas e das obras de Cinque, além de aplicação de testes de gramaticalidade com falantes nativos do PB. Com isso, foi possível notar que a Tradição Gramatical pouco tem a contribuir no estudo da ordenação dos adjetivos e que a teoria do linguista em questão, apesar de muito relevante para explicar algumas percepções dos falantes, mostra-se insuficiente em alguns pontos. Assim, conclui-se que a teoria de Cinque é de suma importância para o estudo da ordenação de adjetivos, especialmente no que tange à busca dos universais linguísticos, mas que estudos voltados especificamente ao Português Brasileiro podem ser mais eficazes na descrição dos fenômenos da ordenação de adjetivos nesta língua.

Palavras-chave: Adjetivos. Gramática. Sintaxe. Português Brasileiro.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i3.3516


Referências


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