Como alunos de Letras Libras agem retoricamente na constrição da seção Introdução de artigos de conclusão de curso
Resumo
O artigo científico é uma das produções acadêmicas de maior valor na composição do currículo de um pesquisador, sendo a seção de introdução uma das principais, uma vez que é nela que se dá a apresentação do trabalho e onde, em geral, os pesquisadores apontam as lacunas do conhecimento e o lugar teórico em que o artigo desenvolvido se estabelece. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo, utilizando-se do modelo CARS proposto por Swales (1990), analisar a recorrência de passos retóricos na seção Introdução de artigos de pesquisa produzidos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Letras Libras. O corpus de pesquisa é composto por 16 artigos dos alunos concludentes das primeiras turmas de Letras Libras, sendo oito dos alunos do curso regular e oito dos alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. A partir dessa pesquisa, verificamos que a maioria dos alunos utilizaram os passos retóricos esperados para a construção dessa seção, embora tenhamos percebido a ocorrência de outros dois passos retóricos que não constam na proposta de Swales (1990), a saber: Citar perguntas norteadoras e Apresentar aspecto(s) metodológico(s)) encontrados na construção da referida seção.
Palavras-chave: Introdução de artigos. Passos retóricos. Letras Libras.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3543
Referências
ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 131-158, 2018.
BAWARSHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BEZERRA, Benedito Gomes, GUIMARÃES, Kamyla Pradines. Padrões de recorrência entre resumos e introduções de artigos científicos de alunos de graduação. Revista do GELNE, v. 22, n. 2, p. 39-51. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19239 Acessado em: 02 de Ago, 2020.
BIASI-RODRIGUES, Bernardete; HEMAIS, Barbara; ARAÚJO, Júlio César. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de (orgs.). Gêneros textuais e comunidades discur¬sivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. p. 17-31.
HENZ, Gilmar P. Como aprimorar o formato de um artigo científico. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, p. 145-148, 2003.
HYLAND, K. Academic discourse: English in a global contexto. London: Continuum, 2009.
MILLER, Carolyn R.. Gênero como ação social. In: ______. Gênero textual, agência e tecnologia. São Pau¬lo: Parábola Editorial, 2012. p. 21-41.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
RITTI-DIAS, Fernanda G.; BEZERRA, Benedito G. Análise retórica de introduções de artigos científicos da área da saúde pública. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 12, n. 1, p. 163-182, 2013.
SILVA, A.P.N.; BERNARDINO, C.G.; VALENTIM, D.L. (2020). A construção sociorretórica da seção de Introdução em artigos acadêmicos de Linguística Aplicada. Trabalhos Em Linguística Aplicada, n. 59(1), p. 686-714. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655611 Acesso em: 19 de Ago, 2020.
SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, John M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|