Um panorama de leitura a partir de um ponto de vista psicolinguístico
Resumo
Nesse artigo dissertamos sobre conceitos relativos a Psicolinguística e Leitura, trazendo informações desenvolvidas por diferentes autores dessa área, e, em grande parte, utilizando a obra Psicolinguística, psicolinguísticas de Maia (2015). São abordadas características da área da psicolinguística e como se dá o processo de leitura. Além disso, tratamos também sobre os distúrbios de linguagem, possibilitando uma percepção relativa ao ensino-aprendizagem da leitura e como esta poderia ser desenvolvida em sala de aula. O intuito desse artigo é instigar uma discussão sobre a importância da leitura e de seu ensino, observados a partir de uma óptica psicolinguística. Concluímos que abordagens pedagógicas de ensino-aprendizagem são de extrema importância para a aprendizagem da leitura pelo aluno ou até mesmo para que seja possível reaprender ou preservar a habilidade linguística em pessoas que sofreram algum acidente ou são acometidos por alguma doença.
Palavras-chave: Psicolinguística; leitura; aprendizagem; alfabetização; dislexia.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3549
Referências
COSCARELLI, Carla Viana. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte: UFMG. v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2329. Acesso em: 10 abr. 2021.
COSCARELLI, Carla Viana. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística, Maceió: Impressa Universitária, dez. 1996, p. 163-174. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/carlacoscarelli/publicacoes/PUCSBPC.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
COSCARELLI, Carla Viana.; NOVAIS, Ana Elisa. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul./set. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8118. Acesso em: 10 abr. 2021.
DERWING, Bruce L.; ALMEIDA, Roberto. G. de. Métodos Experimentais em Lingüística. In: MAIA, Marcus.; FINGER, Ingrid (Org.). Processamento da Linguagem: série investigações em psicolingüística gt de psicolingüística da Anpoll. Pelotas: Educat, 2005. p. 401-442.
HÜBNER, Lilian Cristine. Distúrbios da Linguagem. In: MAIA, Marcus (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015. p. 99-112.
LEITÃO, Márcio Martins. Psicolinguística experimental: focalizando o processamento da linguagem. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. 2ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 217-234.
MORAIS, José.; KOLINSKY, Régine. Psicolinguística e leitura. In: MAIA, Marcus (Org.). Psicolinguística, psicolinguística: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015. p. 129-141.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Psicolinguística e alfabetização. In: MAIA, Marcus (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015, p.113-128.
SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Fundamentos cognitivos para o ensino da leitura. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 34 n. 57, p. 47-63, jul./dez., 2009. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/1201/918. Acesso em: 11 abr. 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|