O jornal na sala de aula do ensino médio: focalizando o gênero artigo de opinião
Resumo
Leitura e escrita são os grandes desafios da escola, isso porque sabemos o quanto é difícil para o aluno transformar a língua falada em um código gráfico. Escrever quando não se sabe sobre o quê e como; quando não se tem o hábito, torna-se um exercício difícil. A leitura é um instrumento valioso que auxilia na atividade de escrita. Pensando nisso, resolvemos trabalhar “O jornal na sala de aula do Ensino Médio”: focalizando o gênero artigo de opinião, com o objetivo de trazer o jornal para a sala de aula do Ensino Médio, desde o 1º ano, diferentemente do que vem sendo aplicado. Destacamos o artigo de opinião por ser um gênero textual de cunho argumentativo, que exige conhecimento e leitura por parte dos aprendizes, despertando o seu (dos alunos) senso- crítico e favorecendo a ampliação do seu vocabulário. Realizamos nossa pesquisa na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra da rede pública de ensino de Juazeiro do Norte-CE e contamos com a participação de 18 alunos, todos do 1º ano do Ensino Médio, com idade entre 14 e 15 anos, participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas pelo subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Regional do Cariri-URCA, na cidade de Crato-CE. Tomamos como base teórica os seguintes autores: Bakhtin (1997), Faria (1997), Koch (1997), Marcuschi (2008), entre outros.
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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
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