Uma análise das atividades de produção oral no livro didático de língua inglesa Beyond Words
Resumo
Neste artigo, investigamos como são preparadas as atividades de produção oral (APO) no livro didático (LD) Beyond Words, aprovado pelo PNLD – 2018: Língua Estrangeira Moderna e inserido no último ano do ensino fundamental na escola pública nacional, em comparação com os parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sob a ótica dos gêneros orais. Para tanto, nos filiamos aos estudos de Saviani (2007), Santos, Bergsleithner e Torga (2014) e ao PNLD (BRASIL, 2012; 2018) para discorrer sobre o Livro Didático; e para embasar a discussão acerca dos gêneros orais no LD e sua importância para o desenvolvimento da habilidade oral em língua inglesa, nos valemos de Bakhtin (1997), Lima, Luquetti e Souza (2014), Tavares (2015) e Zambrano (2018), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, em relação aos dados coletados, focamos a análise na seção Listening and Speaking, que apresenta, segundo o manual do professor, atividades voltadas ao desenvolvimento da compreensão e produção oral. Com base na pesquisa qualitativa/documental, investigamos quais gêneros orais são presentes nas atividades de produção oral no LD selecionado, problematizamos a relação dos gêneros apresentados com os que circulam em nossas práticas sociais e discutimos em que medida as atividades propostas no LD contribuem para a produção oral em inglês. Os resultados apontam que o LD Beyond Words possui os gêneros orais como eixos norteadores das atividades de cunho oral, contudo, a maior parte dos gêneros utilizados não circulam nas práticas de linguagem dos estudantes. Além disso, notamos que o LD apresenta atividades que estimulam os alunos a refletirem e se posicionarem, porém, a maneira como esse processo ocorre não contribui significativamente para a produção oral, uma vez que o espaço destinado à oralidade é reduzido, devido às atividades voltadas à produção escrita, fator que diminui consideravelmente as atividades de cunho oral.
Palavras-chave: Livro Didático. Atividades de Produção Oral. Língua Inglesa. Gêneros orais.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3618
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