Internacionalização em casa e a formação de professores de inglês: avaliação de uma experiência com ETAs

Juliane D'Almas, Ana Cláudia Caldas, Jaqueline Such de Melo Guides

Resumo


O presente estudo tem como objetivo avaliar a experiência com English Teaching Assistants (ETAs) da comissão Fulbright na formação de professores de inglês após o primeiro ano de execução do projeto em uma universidade estadual do Paraná fazendo uma ponte com o conceito de internacionalização em casa. A universidade em questão teve sua primeira experiência com a participação dos ETAs no curso de Letras Inglês no ano de 2018 e, ao final do referido ano aplicou-se um questionário a respeito das atividades realizadas para que os acadêmicos avaliassem-nas e assim, fosse possível planejar as ações do ano seguinte com novos ETAs. Um total de 58 alunos responderam ao questionário e, para esta investigação, focamos nas respostas a duas perguntas cujo objetivo era compreender a contribuição (se alguma), da participação das ETAs para a formação linguística e docente dos acadêmicos. Concluímos que, a maioria dos estudantes, viu uma contribuição significativa para sua formação com a participação das ETAs no curso e esta ação contribuiu fortemente para os avanços do processo de internacionalização do campus onde foi executada.

Palavras-chave: Formação de professores.  Internacionalização. ETAs. Comissão Fulbright. Língua inglesa.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3620


Referências


AGNEW, Melanie; KAHN, Hilary E.; Internationalization at home: grounded practices to promote intercultural, international, and global learning. Metropolitan Universities. v. 25, n. 3, p. 31-46, 2014.

BAUMVOL, Laura Knijnik.; SARMENTO, Simone.; A internacionalização em casa e o uso do inglês como meio de instrução. Echoes. Future Reflections on Language and Literature, Florianópolis, p. 65-82, 2016.

DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education, an introduction on the why, how and what. DE WIT, Hans (Ed.) An Introduction to Higher Education Internationalisation. Vita e Pensiero. 2013. p. 13-46.

DE WIT, Hans; LEAL, Fernanda; UNANGST, Lisa; Internationalization aimed at global social justice: Brazilian universities initiative to integrate refugees and displaced populations. XLIV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2020, p. 1-18, 2020.

HUDZIK, John K. Comprehensive Internationalization: from concept to action. NAFSA publications. 2011.

IÑIGUEZ, Alma Arcelia Ramírez; Conditions for the Internationalisation of Higher Education: Between Inclusion and Exclusion in a Globalised World. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, v. 8, n. 2, p. 313-325, 2011.

JORGE, Miriam Lúcia dos Santos. Internacionalização em casa e educação para cidadania global: primeiras aproximações. In: VIANNA, Rachel de Sousa; LARANJEIRAS, Delzi Alves (Orgs); Internacionalização do Ensino Superior – concepções e experiências. Editora UEMG. 2018. p. 36-45.

KNIGHT, Jane. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, 2003. p. 2-3.

KNIGHT, Jane. Five myths about internationalization. International Higher Education, v. 62, p. 14-15, 2011.

KNIGHT, Jane. Five truths about internationalization. Centre for International Higher Education, v.69, p. 4-5, 2012.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; BASTOS, Robson dos Santos. Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Educação, v. 40, n. 3, p. 333-342, 2017.

MIKULEC, Erin. Internalization and teacher education: what dispositions do teachers need for global engagement? Education in a changing society, v. 1, p. 5-13, 2014.

MOLINARI, Andressa Cristina; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; PASSONI, Taisa Pinetti. Formação de professores de línguas em contexto de internacionalização. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 26, p. 62-80, 2020.

REIS, Simone. Análise paradigmática e sintagmática em pesquisa qualitativa com dados de linguagem humana. Signum: Estudos da Linguagem, v. 21, n. 2, p. 147-171,2018.

ROBSON, Sue. Internationalization at home: internationalizing the university experience of staff and students. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 368-374, 2017.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: