Percepções sobre a escrita recíproca em pares baseada na abordagem de gêneros: perspectiva online em inglês como língua estrangeira
Resumo
Investiga o modo como alunos de inglês como língua estrangeira (doravante LE) percebem a importância do processo de escrita recíproca em pares, baseado em gêneros, realizado em ambiente remoto. Como aporte teórico, recorreu-se a Cohen (1986), Roscoe e Chi (2006), Hyland e Hyland (2006), dentre outros, para tratar sobre o processo de escrita recíproca em pares. Visando a situar a escrita colaborativa nos estádios do ciclo de ensino-aprendizagem como processo baseado em gêneros, decidiu-se apelar, entre outros, para trabalhos de Feez (1999), Zhang (2018), Nagao (2018) e Rashtchi et al. (2019). Os participantes desta pesquisa, vinte e quatro alunos do segundo semestre da Casa de Cultura Britânica, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveram a escrita com base no ciclo, cujas etapas compreendem desde a familiarização do gênero textual proposto – contos – até a compilação do e-book intitulado The Empty. Além disso, responderam um questionário no Google Formulários sobre suas percepções acerca da etapa de escrita recíproca em pares, com base em dois conjuntos de perguntas, abertas e avaliativas. Os resultados evidenciaram que os participantes julgaram positivamente o processo de escrita colaborativa, a plataforma virtual utilizada para o desenvolvimento das etapas do ciclo de ensino-aprendizagem – o Google Drive – e a proposta de compilação do e-book, revelando, desse modo, a compreensão da escrita como atividade situada e contextualizada, que promove o desenvolvimento não apenas de conhecimentos linguísticos, mas também sociais e criativos.
Palavras-chave: Escrita recíproca em pares. Escrita como processo baseada em gêneros. Escrita em língua estrangeira.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3623
Referências
AGESTA, S.; CAHYONO, B. Y. Effect of process-genre approach on the Indonesian EFL writing achievement across personality. International Journal of English Language and Linguistics Research, v. 5, n. 3, p. 39-48, 2017.
AKHTAR, H.; KHAN, M. S. Peer tutoring: An effective technique to enhance students’ English writing skills. Global Social Sciences Review, v. 4, n. 3, p. 299-305, 2020.
BADGER, Richard; WHITE, Goodith. A process genre approach to teaching writing. ELT Journal, v. 54, n. 2, Oxford: Oxford University Press, p. 153-160, 2000.
BEJARANO, Pedro Antonio Chala; CHAPETÓN, Claudia Marcela. The role of genre-based activities in the writing of argumentative essays in EFL. PROFILE, v. 15, n. 2, p. 127-147, 2013.
CHANG, C. Two decades of research in L2 peer review. Journal of Writing Research, v. 8, p. 81-117, 2016.
CHENG, Y. C.; KU, H. U. An investigation on the effects of reciprocal peer tutoring. Computers in Human Behavior, v. 25. Elsevier, p. 40-49, 2009.
COHEN, J. Theoretical considerations of peer tutoring. Psychology in the Schools. v. 23, p. 175-186, 1986.
DURAN, D. Cooperative interactions in peer tutoring: Patterns and sequences in paired writing. Middle Grades Research Journal, v. 5, p. 47-60, 2010.
ELLIS, R. A typology of written corrective feedback types. ELT Journal, v. 63. Oxford: Oxford University Press, p. 97-107, 2009.
FEEZ, Susan. Text-based syllabus design. TESOL in Context, v. 9, n. 1, p. 11-14, 1999.
EVANS, M. J.; MOORE, J. Peer tutoring with the aid of the Internet. British Journal of Educational Technology. p. 1-12, 2012.
GALBRAITH, J.; WINTERBOTTOM, M. Peer-tutoring: what’s in for the tutor? Educational Studies, v. 37, n. 3, p. 321-332, 2011.
HEDDERICH, N. Peer tutoring via electronic mail. Teaching German, v. 30, n. 2, p. 141-147, 1997.
HYLAND, Ken. Genre-Based Pedagogies: A social response to process. Journal of Second Language Writing, v. 12, p. 17-29, 2003.
HYLAND, Ken. Genre and second language writing. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2004.
HYLAND, K.; HYLAND, F. Feedback on second language students’ writing. Lang. Teach, v. 39, p. 83-101, 2006.
HYLAND, Ken. Genre Pedagogy: Language, Literacy and L2 Writing Instruction. Journal of Second Language Writing, v. 16, p. 148-164, 2007.
HYLAND, Ken. Genre and academic writing in the disciplines. Lang. Tech, v. 41, n. 4, p. 543-562, 2008.
IGARASHI, Sachiko. Facilitating revision skills in L2 writing instruction: The roles of teacher and peer feedback. Accents Asia, v. 11, n. 2, p. 13-32, 2019.
LATHAM-KOENIG, C.; OXENDEN, C.; LAMBERT, J.; SELIGSON, P. New English file:
Elementary student’s book. Oxford, England: Oxford University Press, Fourth Edition, 2019.
LEE, N. K. The genre-based writing instruction in EFL. Language Research, v. 49, n. 2, p. 311-332, 2013.
LUU, T. T. Teaching writing through genre-based approach. BELT Journal, v. 2, n. 1, p. 121-136, 2011.
MIAO, Yang; BADGER, Richard.; ZHEN, Yu. A comparative study of peer and teacher feedback in a Chinese EFL writing class. Journal of Second Language Writing, v. 11, p. 179-200, 2006.
NAGAO, A. A Genre-Based Approach to Writing Instruction in EFL Classroom Contexts. English Language Teaching, v. 11, n. 5, p. 130-147, 2018.
PAULUS, Trena M. The effect of peer and teacher feedback on student writing. Journal of Second Language Writing, v. 8, n. 3, p. 265-289, 1999.
RASHTCHI, M.; PORKAR, R.; SAEED, S. F. G. M. Product-based, process-based, and genre-based instructions in expository writing: focusing on EFL learners’ performance and strategy use. European Journal of Education Studies, v. 6, n. 6, p. 115-136, 2019.
ROSCOE, R. D.; CHI, M. T. H. The influence of the tutee in learning by peer tutoring. Proceedings of the Annual Meeting of the Cognitive Science Society, v. 26, p. 1179-1184, 2006.
RUEGG, R.; TAKEUCHI, H.; SATO, Y. Peer tutoring: Active and collaborative learning in practice. Studies in Self-Access Learning Journal, v. 8, p. 255-267, 2017.
SHUHUA, T.; ZHANG, L. J.; YUANXING, D. Integrating cooperative learning into genre-based teaching of EFL writing. CELEA Journal, v. 32, n. 1, p. 99-108, 2009.
SILVA NETTO, J. W. Escrita colaborativa em inglês como língua estrangeira: percepções sobre o processo de escrita em pares. In: OLIVEIRA, E. S. (ed.) Compêndio de Letras: teorias, métodos, pesquisas, análises e ensino. Curitiba: Editora Bagai, 2021, p. 136-148.
SUSSER, Bernard. Process approach in ESL/EFL writing instruction. Journal of Second Language Writing, v. 3, n. 1, p. 31-47, 1994.
TOPPING, K. J.; DEHKINET, R.; BLANCH, S.; CORCELLES, M.; DURAN, D. Paradoxical effects of feedback in international online reciprocal peer tutoring. Computers & Education, v. 61. Elsevier, p. 225-231, 2013.
ZHANG, Ying. Exploring EFL learners’ self-efficacy in academic writing based on process-genre approach. English Language Teaching, v. 11, n. 6, p. 115-124, 2018.
WANG, C. A Study of Genre Approach in EFL Writing. Theory and Practice in Language Studies, v. 3, n. 11, p. 2128-2135, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|