Fantasia, ilustração e ditadura militar em Clarice, de Roger Mello: olhares e imaginários subversivos

Tayane Fernandes dos Santos, Gnaína dos Anjos Carneiro, Luana Stefanny de Sousa Lima, Vivian Hellen da Silva Costa, Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a função da fantasia e do real no contexto da Ditadura militar brasileira, sendo agenciada pelas relações entre o texto verbal e a ilustração, tendo como corpus a obra Clarice (2018), escrita por Roger Mello e ilustrada por Felipe Cavalcante. Para tanto, metodologicamente, realiza-se um estudo de abordagem qualitativa e bibliográfica, apoiando-se nos estudos de autores como Azevedo (2005), Andruetto (2017), Rocha e Magalhães (2020), Fittipaldi (2008), Ribeiro (2008), Dalcin (2020), Gaspari (2002a, 2002b), Dalcastagnè (2020), Oliveira e Thomaz (2020), Fregonezi e Priori (2017), dentre outros, que apresentam contribuições teóricas e críticas que envolvem literatura infantil e juvenil, fantasia, ilustração e Ditadura militar no Brasil, temas caros e relevantes para o campo da literatura destinada aos leitores crianças e jovens, sobretudo para esse último público, considerando a complexidade temática de repressão e censura na narrativa ficcional. A partir da análise da obra literária em estudo, depreende-se que a articulação entre a fantasia, o texto verbal e a ilustração auxilia na compreensão do contexto da Ditadura militar, permeado por uma atmosfera de tensões, suspense e segredos. A obra literária Clarice associa configurações estéticas e literárias, a convite do imaginário fantasioso das personagens, a partir da referência a realidade, instaurando olhares e reflexões atinentes à vivência humana, com vistas na ampliação da produção de sentidos no horizonte leitor infantil e juvenil, numa perspectiva emancipatória.

Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Fantasia. Ilustração. Ditadura militar no Brasil. Função emancipatória.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3634


Referências


ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. Tradução de Newton Cunha. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

AZEVEDO, Ricardo. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 25-46.

CECCANTINI, João Luís. Sobreviviendo a la turbulencia del mercado: la literatura infantil y juvenil en Brasil en el bienio 2017-2018. In: Anuario Iberoamericano sobre el Libro Infantil y Juvenil 2019. Madrid: Fundación SM, 2019.

CONTE, Jaqueline. Roger Mello: para devolver à criança a criatividade livre. Jornal Plural Curitiba, Curitiba, 2019. (Seção Cultura, entrevista). Disponível em: https://www.plural.jor.br/noticias/cultura/roger-mello-para-devolver-a-crianca-a-criatividade-livre/. Acesso em: 07 jun. 2021.

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura e resistência no Brasil hoje. In: OLIVEIRA, Rejane Pivetta de; THOMAZ, Paulo C. (Orgs.). Literatura e ditadura. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020. (Estudos de literaturas contemporâneas).

DALCIN, Andrea Rodrigues. O livro ilustrado de literatura infantil no Brasil: histórias, concepções e transformações. In: Linha Mestra. n. 40. Jan./abr. 2020, p. 80-94. Disponível em: http://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/337/362. Acesso em: 15 mar. 2021.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução de Hildegard Feist. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa?. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 93-121. FREGONEZI, Rute Maria Cham; PRIORI, Ângelo. A ditadura militar no Brasil: golpe, repressão e tortura. VIII Congresso Internacional de História. XXII Semana de História. 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.cih.uem.br/anais/2017/trabalhos/3897.pdf&ved=2ahUKEwiN_syJrLzvAhWBHrkGHW9nCUMQFjAAegQIARAC&usg=AOvVaw02oAFwyzTUpZ90-NPwKDod. Acesso em: 15 mar. 2021.

GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a. (Série As Ilusões Armadas; vol. 1).

GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002b. (Série As Ilusões Armadas; vol. 2).

GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. São Paulo: Paulinas, 2003.

MELLO, Roger. Clarice. Ilustrações de Felipe Cavalcante. São Paulo: Global Editora, 2018. 124 p.

MORAIS, Josenildo Oliveira de. A literatura infantil como instrumento de denúncia da ditadura militar. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgli/download/dissertacoes/Dissertacoes2011/Josenildo.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021.

OLIVEIRA, Rejane Pivetta de; THOMAZ, Paulo C. (Orgs.). Literatura e ditadura. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020. (Estudos de literaturas contemporâneas).

QUINTINO, Felipe. “Zueno, Zoany, Zwenir”: rastros da vigilância ao jornalista Zuenir Ventura durante a ditadura militar. In: REIMÃO, Sandra (Org.). Livros e subversão: seis estudos. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016, p. 13-33.

ROCHA, Dheiky do Rêgo Monteiro; MAGALHÃES, Maria do Socorro Rios. Fantasia e real na literatura infantil: um excurso teórico para emancipação do leitor criança. In: MENDES JÚNIOR, Nilson Macêdo (Org.). Literatura, linguística e educação. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 83-109.

RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 123-139.

SOUSA, Camila Pereira de; CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura. R. Letras, Curitiba, v. 23, n. 40 p. 30-45, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13822. Acesso em: 28 jun. 2021.

VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. Articulações entre texto escrito e ilustrações na literatura infantil: repercussões sobre a efetivação da leitura. Anais V ENLIJE. Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/5867. Acesso em: 18 mar. 2021.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: