Fantasia, ilustração e ditadura militar em Clarice, de Roger Mello: olhares e imaginários subversivos
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a função da fantasia e do real no contexto da Ditadura militar brasileira, sendo agenciada pelas relações entre o texto verbal e a ilustração, tendo como corpus a obra Clarice (2018), escrita por Roger Mello e ilustrada por Felipe Cavalcante. Para tanto, metodologicamente, realiza-se um estudo de abordagem qualitativa e bibliográfica, apoiando-se nos estudos de autores como Azevedo (2005), Andruetto (2017), Rocha e Magalhães (2020), Fittipaldi (2008), Ribeiro (2008), Dalcin (2020), Gaspari (2002a, 2002b), Dalcastagnè (2020), Oliveira e Thomaz (2020), Fregonezi e Priori (2017), dentre outros, que apresentam contribuições teóricas e críticas que envolvem literatura infantil e juvenil, fantasia, ilustração e Ditadura militar no Brasil, temas caros e relevantes para o campo da literatura destinada aos leitores crianças e jovens, sobretudo para esse último público, considerando a complexidade temática de repressão e censura na narrativa ficcional. A partir da análise da obra literária em estudo, depreende-se que a articulação entre a fantasia, o texto verbal e a ilustração auxilia na compreensão do contexto da Ditadura militar, permeado por uma atmosfera de tensões, suspense e segredos. A obra literária Clarice associa configurações estéticas e literárias, a convite do imaginário fantasioso das personagens, a partir da referência a realidade, instaurando olhares e reflexões atinentes à vivência humana, com vistas na ampliação da produção de sentidos no horizonte leitor infantil e juvenil, numa perspectiva emancipatória.
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Fantasia. Ilustração. Ditadura militar no Brasil. Função emancipatória.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3634
Referências
ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. Tradução de Newton Cunha. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
AZEVEDO, Ricardo. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 25-46.
CECCANTINI, João Luís. Sobreviviendo a la turbulencia del mercado: la literatura infantil y juvenil en Brasil en el bienio 2017-2018. In: Anuario Iberoamericano sobre el Libro Infantil y Juvenil 2019. Madrid: Fundación SM, 2019.
CONTE, Jaqueline. Roger Mello: para devolver à criança a criatividade livre. Jornal Plural Curitiba, Curitiba, 2019. (Seção Cultura, entrevista). Disponível em: https://www.plural.jor.br/noticias/cultura/roger-mello-para-devolver-a-crianca-a-criatividade-livre/. Acesso em: 07 jun. 2021.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura e resistência no Brasil hoje. In: OLIVEIRA, Rejane Pivetta de; THOMAZ, Paulo C. (Orgs.). Literatura e ditadura. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020. (Estudos de literaturas contemporâneas).
DALCIN, Andrea Rodrigues. O livro ilustrado de literatura infantil no Brasil: histórias, concepções e transformações. In: Linha Mestra. n. 40. Jan./abr. 2020, p. 80-94. Disponível em: http://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/337/362. Acesso em: 15 mar. 2021.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução de Hildegard Feist. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
FITTIPALDI, Ciça. O que é uma imagem narrativa?. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 93-121. FREGONEZI, Rute Maria Cham; PRIORI, Ângelo. A ditadura militar no Brasil: golpe, repressão e tortura. VIII Congresso Internacional de História. XXII Semana de História. 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.cih.uem.br/anais/2017/trabalhos/3897.pdf&ved=2ahUKEwiN_syJrLzvAhWBHrkGHW9nCUMQFjAAegQIARAC&usg=AOvVaw02oAFwyzTUpZ90-NPwKDod. Acesso em: 15 mar. 2021.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002a. (Série As Ilusões Armadas; vol. 1).
GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002b. (Série As Ilusões Armadas; vol. 2).
GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. São Paulo: Paulinas, 2003.
MELLO, Roger. Clarice. Ilustrações de Felipe Cavalcante. São Paulo: Global Editora, 2018. 124 p.
MORAIS, Josenildo Oliveira de. A literatura infantil como instrumento de denúncia da ditadura militar. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgli/download/dissertacoes/Dissertacoes2011/Josenildo.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021.
OLIVEIRA, Rejane Pivetta de; THOMAZ, Paulo C. (Orgs.). Literatura e ditadura. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020. (Estudos de literaturas contemporâneas).
QUINTINO, Felipe. “Zueno, Zoany, Zwenir”: rastros da vigilância ao jornalista Zuenir Ventura durante a ditadura militar. In: REIMÃO, Sandra (Org.). Livros e subversão: seis estudos. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2016, p. 13-33.
ROCHA, Dheiky do Rêgo Monteiro; MAGALHÃES, Maria do Socorro Rios. Fantasia e real na literatura infantil: um excurso teórico para emancipação do leitor criança. In: MENDES JÚNIOR, Nilson Macêdo (Org.). Literatura, linguística e educação. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020, p. 83-109.
RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 123-139.
SOUSA, Camila Pereira de; CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. A infância na narrativa juvenil Clarice, de Roger Mello: fragmentos de opressão, repressão e censura. R. Letras, Curitiba, v. 23, n. 40 p. 30-45, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13822. Acesso em: 28 jun. 2021.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. Articulações entre texto escrito e ilustrações na literatura infantil: repercussões sobre a efetivação da leitura. Anais V ENLIJE. Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/5867. Acesso em: 18 mar. 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|