Jargão e gesto dêitico na aquisição de linguagem de crianças com transtorno do espectro autista
Resumo
À luz da perspectiva multimodal, na qual os artifícios da língua(gem) – fala, gesto, olhar – compõem uma matriz única de significação, o jargão, elemento prosódico-vocal presente na aquisição de linguagem de crianças autistas, e o gesto dêitico são elementos linguísticos indissociáveis. Diante disso, pretendemos analisar a relação entre o gesto dêitico e os jargões produzidos por crianças autistas na aquisição de linguagem, inseridos num contexto interativo com outros interlocutores. Especificamente, descrevemos e verificamos os papéis dos gestos dêiticos integrados aos jargões. Para alcançar tais objetivos, trabalhamos com a metodologia qualitativa, em que realizamos transcrições de dados – gestos dêiticos e jargões - com o uso do Eudico Language Annotator (ELAN) por permitir anotações no tempo da ocorrência da cena. O corpus foi formado por fragmentos de vídeos de crianças autistas, por volta de seus quatro primeiros anos de vida, em momentos interativos. Em nossas análises, observamos três sujeitos autistas que produziram diferentes jargões em concomitância aos gestos dêiticos, os quais desempenharam diferentes papéis durante a interação entre os integrantes da pesquisa. Dessarte, concluímos que as instâncias multimodais permitem que as crianças autistas socializem seus anelos e interesses com um parceiro interativo, e, por isso, entender a relação semiótica entre gesto dêitico e jargão, enquanto sistema único de significação, é imprescindível para (re)significarmos nossos olhares para o autismo.
Palavras-chave: Jargão. Gesto dêitico. Perspectiva multimodal. Aquisição de linguagem. Autismo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i4.3641
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