PERGUNTAS, TOPICALIZAÇÃO E PADRÕES INTERATIVOS NO DISCURSO DE SALA AULA
Resumo
Evidencia-se, nesse artigo, como se estabelecem os padrões interativos que favorecem topicalizações por meio da realização do par pergunta-resposta (P-R) no discurso de sala de aula, na perspectiva do funcionalismo linguístico, nos termos de Gívon (2001), (Beauchamp; Kennewell, 2009), entre outros. É feito um mapeamento, quantitativa e qualitativamente, dos contextos interrogativos em dados de um corpus gravado em sala de aula. Resultados sinalizam que o (P-R) estabelece padrões de interatividades durante o processo de topicalização, no sentido de introduzir, mudar ou retomar o tópico discursivo.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
![]() | ||
![]() | ![]() | ![]() |
![]()
|
| ![]()
|