SHAKESPEARE VAI À ESCOLA: COMO TRABALHAR ROMEU E JULIETA EM SALA DE AULA

Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes Gomes (UFPB)

Resumo


A proposta deste trabalho é apresentar estratégias que viabilizem o processo ensino-aprendizagem do texto shakespeariano, na sala de aula do ensino médio, de forma interdisciplinar e lúdica. Para tanto, utilizaremos talvez a mais conhecida entre todas as peças do bardo inglês, a tragédia Romeu e Julieta. Escrita no fim do século XVI, ainda no início da carreira de Shakespeare, a peça funciona como o arquétipo perfeito para o amor juvenil, o que faz com que a história desperte ainda hoje o interesse no público adolescente. Conta, também, com uma ampla produção cinematográfica, além de várias releituras feitas por outros autores da história de amor entre os dois jovens, tendo como base a versão shakespeariana. Nesse sentido, utilizaremos como aporte teórico-metodológico autores como Heliodora (2011), Faria (2009), Pinheiro (2003), entre outros.

 


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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

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