IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE
Resumo
O principal foco desse estudo é indicar pontos de possibilidades para a de educação ambiental na região metropolitana do Cariri cearense a partir das atividades de esporte, lazer e turismo. Caracteriza-se com uma pesquisa descritiva de campo exploratória de cunho qualitativo. Para o processo de investigação, foram caracterizados aspectos referentes às práticas de esportes de aventura na região, em que a fundamentação teórica foi realizada por meios de pesquisas sobre esportes de aventura, práticas de lazer e tipos de esportes de aventura na região do cariri para compreender as práticas ligadas a natureza na região. Para o registro dos pontos, utiliza-se o método de revisão sistemática a partir de uma análise descritiva, os trabalhos foram organizados por: nº do artigo; título; autor(es); ano de publicação; revista; principais resultados. Para essa primeira análise os resultados apontam que foi possível constatar que existem poucos estudos referentes à prática, a influência, o impacto e/ou a adesão dos esportes de aventura na região na perspectiva da educação ambiental e sim ligados apenas as práticas de esporte, lazer e turismo. Mediante os achados da respectiva pesquisa na região, existem pontos de possibilidades para a prática da educação ambiental, os quais foram identificados a partir de imagens de satélite Open Streer Map e bases cartográficas disponibilizadas na base de dados do IBGE em ambiente computacional utilizado o Sistema de Informações Geográficas – SIG/ARCGIS. Foram registrados dezoitos pontos na região distribuídos de forma a proporcionar além da prática de esportes e lazer, ações para a educação ambiental na região para a manutenção e preservação desses espaços para as atuais e futuras gerações possam usufruir de todas as suas riquezas disponíveis de forma sustentável.
Palavras-chave
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .