ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM TAUÁ-CE: COMO ANDA O ENSINO DE QUÍMICA?

Taynara Aparecida Ferreira da Silva, Larissa Alves Lopes, Messias Vital de Oliveira, Helen Paula Silva da Costa, Francisco Ernani Alves Magalhães, Maria Izabel Florindo Guedes, Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura

Resumo


O processo ensino-aprendizagem tem revelado muitos desafios para a maioria dos professores de todos os níveis escolares, pois não existe um único ou o melhor caminho a ser trilhado pelo professor. O Ensino de Química deve possibilitar o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o seu contexto social. Este trabalho teve como objetivo analisar e avaliar o perfil dos professores do Ensino Público e Privado na Cidade de Tauá-CE e saber como interagem com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Foram entrevistados três professores do Ensino Público e dois professores do Ensino Particular via questionário semi-estruturado, composto de nove questões de múltipla escolha e quatro subjetivas e descritivas. A partir da análise dos resultados foram construídos gráficos sobre a realidade enfrentada em cada instituição. Os professores concordaram que o Ensino de Química é para formar cidadão, no entanto, algumas de suas práticas não permitem que atinjam esse objetivo. Em suma este trabalho foi considerado importante, visto que foi possível traçar o perfil dos educadores de Tauá-CE de forma narrativa e reflexiva, além de fornecer um conhecimento sobre as práticas e assuntos de química abordados na sala de aula.


Palavras-chave


Ensino de Química, Escolas públicas e privadas, Cidade de Tauá.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .