AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA “IN NATURA”, DISTRIBUÍDA PELA REDE DE ABASTECIMENTO E DO RESERVATÓRIO OSSEAN ARARIPE/CRATO-CE.

Samara A. Brito, Cícera N. Fernandes, Heloísa Helena F. Souza, Gilnara G.S. Teles, Paula F. dos Santos, Helenicy N.H. Veras, Antonio I. Pinho

Resumo


A água de consumo humano é um dos importantes veículos  de enfermidades diarréicas de natureza infecciosa, sua contaminação pode ocorrer na fonte, durante a distribuição ou nos reservatórios. Assim, direta ou indiretamente, a água pode levar à transmissão de variados microrganismos principalmente onde as condições de saneamento básico são precárias.Este trabalho tem por objetivo avaliar o padrão de potabilidade da água “in natura”, distribuída pela rede de abastecimento do Poço Recanto nos bairros Ossean Araripe e Pimenta, da cidade do Crato, Ceará. Foram feitas análises físico-químicas (pH, turbidez e cloro) e microbiológica (Coliformes totais e E.coli). Os resultados obtidos demonstraram que de acordo com as características físico-químicas e a maioria das microbiológicas estão dentro dos padrões de potabilidade.

Palavras-chave


Análise físico-química, microbiológica, potabilidade

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .