MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS
Resumo
Os mapas conceituais são instrumentos referenciados para apoiar o processo de organização das relações conceituais de um estudo, assim bastante utilizados como recurso de avaliação e de ajuda ao planejamento curricular. A teoria subjacente ao uso de mapas conceituais é a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa que privilegia os saberes prévios mais relevantes na estrutura cognitiva dos estudantes, sendo importante para nortear a reflexão neste trabalho. O estudo tem como objetivo investigar o processo de aquisição de conhecimentos de conteúdo de física com a utilização de mapas conceituais por estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Crato/ CE. A pesquisa em andamento está sendo desenvolvida através da realização de oficinas que centra na discussão de conteúdos de Mecânica com uma turma do primeiro ano do ensino médio, foi iniciada a intervenção desde o mês de setembro de 2012 com discussões de uma sequência de conteúdos seguindo a proposta da perspectiva de abordagem da Física Conceitual. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, a entrevista e a análise da construção de mapas conceituais pelos estudantes deste nível de ensino. A avaliação da aprendizagem está sendo efetivada com a estratégia utilizar o recurso instrucional mapas conceituais para percepção da aprendizagem e a organização conceitual dos alunos. Como instrumento de coleta de dados, enfatizaremos a entrevista e o questionário na tentativa de perceber os significados e a relação entre conceitos do conteúdo ensinado segundo a visão do educando. Os resultados preliminares revelam que os estudantes atribuem uma maior organização dos conceitos iniciais da mecânica, principalmente no aspecto mais geral deste saber e mantendo relações de hierarquias conceituais, assim a proposta desfoca do modelo linear que está presente nos livros didáticos em que fragmentam os saberes dificultando uma compreensão mais total do conteúdo.
Palavras-chave
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