EFEITOS DO ÓLEO ESSENCIAL DO Croton argyrophylloides NAS LESÕES GÁSTRICAS INDUZIDAS POR ETANOL E INDOMETACINA EM CAMUNDONGOS.

FRANCISCO RAFAEL ALVES SANTANA CESARIO, IRWIN ROSE ALENCAR DE MENEZES, NATÁLIA BITU PINTO, ANITA OLIVEIRA BRITO PEREIRA BEZERRA MARTINS

Resumo


A úlcera péptica afeta milhões de pessoas, suas recidivas são elevadas e muitos medicamentos utilizados no tratamento apresentam efeitos adversos, por isso o estudo de plantas medicinais que tem ação protetora sobre o estômago assume grande importância na atualidade. Sobre o óleo essencial do Croton argyrophylloides (OECA) não existem estudos em úlceras gástricas. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do OECA sobre úlceras gástricas induzidas. É um estudo experimental com abordagem quantitativa. Foram utilizados camundongos Swiss no qual foram mantidos em jejum antes do experimento. Estes foram pré-tratados com administração do OECA antes da indução da úlcera por etanol e indometacina; foram laparatomizados para ressecção dos seus estômagos e retirada do muco.Os estômagos foram digitalizados para análise das lesões. Concluímos que o OECA mostrou-se eficaz na redução das lesões gástricas associadas à administração de etanol e indometacina por meio do aumento da produção de muco.

(http://dx.doi.org/10.14295/cad.cult.cienc.v13i2.686)


Palavras-chave


Óleo essencial; Croton argyrophylloides; Úlceras gástricas.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .