“VEM ANDAR E VOA!”: Processos e narrativas de uma oficina de perna de pau

Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Fernanda Gomes Da Costa

Resumo


O presente artigo pretende compartilhar reflexões, experiências vivenciadas e processos metodológicos de ensino-aprendizagem desenvolvidos durante a oficina de perna de pau “Vem Andar e Voa!”, aplicada com mulheres do Coletivo “O Circo Tá na Rua”, em São Luís – MA. Para tanto, farei uma breve abordagem do histórico da perna pau, ampliando conhecimentos sobre essa técnica no contexto circense e teatral, assim como discutindo o seu uso na obtenção de potencial artístico e educativo. Além de descrever os processos ocorridos durante a oficina e refletir sobre as metodologias do circo e do teatro na promoção de um melhor aprendizado, analisarei, também, as discussões em torno da perna de pau, na perspectiva da aprendizagem e da utilização dessa modalidade por mulheres. Fundamentarei essas reflexões utilizando referências como: Mario Fernando Bolognesi, Viola Spolin, Marco Antônio Coelho Bortoleto, Simone de Beauvoir, entre outros, para compreender a eficiência da utilização dessas metodologias como base para o ensino e a melhor aplicação no desenvolvimento dos corpos dessas mulheres.


Palavras-chave


Circo; Mulheres; Feminismo; Perna de Pau; Teatro

Texto completo: PDF