A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO DIREITO AUTORAL BRASILEIRO: BREVE RELATO SOBRE O CASO HUMBERTO DE CAMPOS
Resumo
O presente artigo tem por finalidade analisar a Legislação autoral com recortes históricos da experiência brasileira no que diz respeito a evolução das leis acerca do assunto e seu alcance, considerando um estudo de caso, ocorrido por volta do ano de 1932 com a publicação de uma obra espírita intitulada de “Parnaso de além túmulo”, pelo mineiro Chico Xavier, que marcava a longa trajetória de obras mediúnicas editadas pela Federação Espírita do Brasil – FEB, recebidas pelo citado Médium. A obra referida é uma coletânea de poesias de poetas brasileiros e portugueses cujos nomes encontram-se no livro e suas sucessivas edições, nomes consagrados e alguns desconhecidos, outros com pseudônimos em razão da existência de sucessores vivos e possíveis conflitos de interesses econômicos em razão do resultado de venda, uma vez utilizando-se o nome e a marca destes expoentes da poesia. No presente artigo procura-se discorrer dentro do tema proposto considerações legais sobre plágio, direito autoral, sucessão, marca , apropriação indevida e as ações que protegem os direitos do autor em caso de violação, bem como a devolução de dividendos em face do seu uso indevido e a cassação do direito de usar o nome ou a marca. Cuida ainda, o presente artigo de estabelecer uma contextualização temporal considerando o momento social, político, jurídico do país para que se possa compreender a linguagem utilizada nas peças componentes do processo judicial movido pela família do Poeta e jornalista maranhense Humberto de Campos, cujo nome encontra-se presente na segunda edição da obra, solicitando da justiça brasileira a declaração da veracidade dos escritos, sua consequente transmissão aos sucessores e por via de consequência a captação dos recursos adquiridos com a venda dos livros.
Palavras-chave
Referências
CARDOSO, João Augusto. O presente artigo foi publicado na forma livre no livro intitulado “Encontros de Reflexões”, 2006, p.35-48). Rev. Jur., Brasília, v. 9, n. 86, p.58-86, ago./set, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_86/Artigos/PDF/JoaoAugusto_rev86.pdf
CAROLI, Alexandre Rocha, o Caso Humberto de Campos, Autoria, Literatura e Mediunidade, Campinas – SP(S.n). 2008
NETO, Antenor Demeterco, CASTRO, Rodrigues Pironte Aguirre. A copa do mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016. Titulo independente – Curitiba: 1ª.ed. Clássica Editora, 2013.
PINHEIRO, Armando Castelar; SADDI, Jairo. Direito, Economia e Mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. P.101
ROCHA, Alexandre Caroli. O caso Humberto de Campos. Autoria Literária e Mediunidade. Campinas, SP(S/N), 2008
JUNIOR, Eliseu da Mota. Direito na obra psicografada. Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP, 1999
TIMPONI, Miguel. A psicografia ante os tribunais(O caso Humberto de Campos), no seu tríplice aspecto:jurídico, científico literário. Editora Federação Espirita do Brasil – FEB, 1978.
PEDROSA, Ronaldo Leite. Direito em História. Ed Lumen &Juris, Rio de Janeiro, RJ 2008 – p.377.
SITES CONSULTADOS
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/manifesto-pela-educacao-completa-80-anos-na-gaveta-5237034 acesso: 04/08/14
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_de_Campos acesso: 16.08.14.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_86/Artigos/PDF/JoaoAugusto_rev86.pdf.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X
Indexadores nacionais
DIADORIM - diadorim.ibict.br
OASISBr - oasisbr.ibict.br
LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre
Sumários.org - sumarios.org
Portal SEER/OJS - seer.ibict.br
Indexadores internacionaisLATINDEX - www.latindex.unam.mx
RCAAP - www.rcaap.pt
La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/
ResearchBible - www.researchbib.com
Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br