CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DEFICIÊNCIAS DO ENSINO JURÍDI-CO BRASILEIRO: UM REFLEXO DA ADOÇÃO DA IDEOLOGIA POSI-TIVISTA

Carolina Romero de Souza, Eduardo Rocha Dias

Resumo


O presente artigo visa analisar as deficiências do ensino jurídico tradicional brasilei-ro, ocasionadas, principalmente, pela forte presença da ideologia positivista, no meio acadêmico, bem como apontar caminhos dirigidos à superação desta ideologia com vistas à melhoria do en-sino jurídico. O estudo de natureza qualitativa, bibliográfica, analisa inicialmente as origens do positivismo jurídico e seus principais pressupostos teóricos, para fins de demonstrar a sua influ-ência no ensino jurídico brasileiro. Em seguida, analisam-se algumas das deficiências atualmente apontadas no ensino jurídico, de modo a relacioná-las com a visão reducionista e legalista do Direito, defendida pelo positivismo. Nesta perspectiva, apontam-se algumas alterações metodo-lógicas e pedagógicas, com o objetivo de aprimorar o ensino do Direito. Conclui-se que o ensino jurídico tradicional brasileiro, ainda permeado pela concepção positivista, não mais atende às necessidades da realidade social, devendo, portanto, ser reformulado.

Palavras-chave


Deficiências, Ensino Jurídico, Positivismo Jurídico

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X

Indexadores nacionais

DIADORIM - diadorim.ibict.br

OASISBr - oasisbr.ibict.br

LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre

Sumários.org - sumarios.org

Portal SEER/OJS - seer.ibict.br

Indexadores internacionais

LATINDEX - www.latindex.unam.mx

RCAAP - www.rcaap.pt

La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/

ResearchBible - www.researchbib.com

Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br