OS DIREITOS HUMANOS COMO TEMA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS
Resumo
A temática abordada neste trabalho trata dos direitos humanos como tema da educação e busca sensibilizar os gestores públicos, os educadores e educandos das escolas básicas e a sociedade de uma forma geral, sobre como esse assunto pode trazer benefícios ao ensino para uma formação de um estudante pensante, crítico e conhecedor de seus direitos e deveres como cidadão. Dessa forma, apresentou como problematização os motivos que fundamentam a importância dos estudos dos direitos humanos nas escolas básicas. Sendo que, nessa busca por uma justificativa adequada e perspicaz pela necessidade de uma inovação na forma de educar, conduzindo-a assim a um ensino baseado no respeito à dignidade, bem como na efetividade do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica, sendo que o enfoque procedimental empregado foi a pesquisa histórica, para se compreender o patamar que encontra a interação entre educação e direitos humanos no mundo atual; quanto ao método de análise foi usado a Dialética. Como resultado da pesquisa bibliográfica tem-se que a escola básica necessita de transformações em suas diretrizes e na maneira de educar para se ter realmente uma efetividade desse tema tão rico e abrangente, que são os direitos humanos. Além do que, grandes dificuldades são encontradas por falta da divulgação e regulamentação do PNEDH.
Palavras-chave
Direitos Humanos; Educação e Escola
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X
Indexadores nacionais
DIADORIM - diadorim.ibict.br
OASISBr - oasisbr.ibict.br
LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre
Sumários.org - sumarios.org
Portal SEER/OJS - seer.ibict.br
Indexadores internacionaisLATINDEX - www.latindex.unam.mx
RCAAP - www.rcaap.pt
La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/
ResearchBible - www.researchbib.com
Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br