O DIÁLOGO ENTRE POESIA E PINTURA EM LA PROSE DU TRANSSIBÉRIEN

Natalia Aparecida Bisio de Araujo (UNESP)

Resumo


A obra La Prose du Transsibérien et de la Petite Jehanne de France, de 1913, chamou muita atenção no cenário artístico europeu no início do século XX, certamente pela revolução que operou ao reunir poesia e pintura em uma única folha de papel com extensão de mais de dois metros. A obra foi apelidada de “Le premier livre simultané”, pois dentre suas características mais marcantes está o conceito de simultaneidade, discutido pelos Movimentos de Vanguarda do período do avant-guerre. Este trabalho tem como objetivo observar como o conjunto de recursos estilísticos e artísticos, empregados na obra, dialogam e produzem simultaneamente sentidos, por meio de um embasamento teórico fundamentado na caracterização estética das vanguardas e, mais especificamente, da simultaneidade, que, em La Prose, fundou-se principalmente na união entre palavra e imagem.

Palavras-chave: Vanguardas. Simultaneidade. Poesia e pintura.

 


Referências


CENDRARS, B. Du monde entier au coeur du monde au coeur du monde. Paris: Gallimard, 2006.

CENDRARS, Blaise; DELAUNAY-TERK, Sonia. La prose du transsibérien et de la petite Jehanne de France. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Tradução de Vera da Costa e Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

RICHARDS, I. A. Princípios de crítica literária. 2. ed. Tradução de Rosaura Eichenberg, Flávio Oliveira e Paulo Roberto do Carmo. Porto Alegre: Globo, 1971.


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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

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