AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O CONTRIBUTO DE BAKHTIN NO ENSINO DE GRAMÁTICA

Luana Pinheiro Souza (URCA)

Resumo


As práticas pedagógicas no ensino de gramática mantêm uma ligação direta com a concepção de linguagem que cada indivíduo possui enquanto professor. Partindo desse princípio, o presente artigo intenta discutir o mérito que as concepções de linguagem têm ao serem consideradas como base e ponto de partida na definição de metodologias do ensino de gramática. Diversos autores debatem sobre a relação entre concepção de linguagem e seu valor para o ensino, de modo que este trabalho terá como fundamentação teórica as contribuições dadas pelas reflexões de Bakhtin (2006, 2011, 2013), Travaglia (2002, 2004), Geraldi (1997), Possenti (1996), Antunes (2007), entre outros, para o ensino da gramática escolar. Faz-se necessário ressaltar que a aprendizagem da linguagem está intrinsecamente ligada à abordagem escolhida pelo professor para o ensino de gramática.

Palavras-chave: Concepções de linguagem. Ensino de gramática. Bakhtin.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: