AS IDEIAS LINGUÍSTICAS DE DOMINGOS DE ARAÚJO E A TRADIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA CLÁSSICA NO BRASIL
Resumo
Este artigo discute as múltiplas concepções do que seja uma gramática a partir de autores tais como: Matos (2007), Clemente (2012) e Martelotta (2013), entre outros. Em nossa investigação, partimos da divisão das gramáticas elaborados por alguns importantes autores dos séculos XIX e XX: Barbosa (1822; 1830), Leoni (1858), João Ribeiro (1889; 1933), Julio Ribeiro (1881; 1899), Pereira (1907; 1935) e Ali (1921; [s/d]). Nosso estudo se centra na busca de fontes das primeiras ideias linguísticas e se baseia no processo de gramatização de línguas vernáculas (AUROUX, 2009), por essa razão, a metodologia se baseia também na Historiografia Linguística. Diante das classificações apresentadas por Pereira (1907) e vários outros gramáticos citados, pretendemos identificar e definir a Grammatica latina de Domingos de Arauio (Araújo) escrita em 1627. Temos também a intenção de avaliarmos a utilidade da obra de Arauio para o ensino de língua clássica, evidenciando o seu método pedagógico.
Palavras-chave: Gramatização. Instrumentos linguísticos. Ensino de latim.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|