O ensino da semântica e pragmática e a formação docente/discente, um caminho de mão dupla
Resumo
Ao ingressar na universidade, o aluno passa por momentos de adaptações diversas com o universo cultural acadêmico, dentre elas podemos citar o estranhamento com a linguagem técnica dos docentes bem como a abordagem científica e estreita dos objetos teóricos das disciplinas de Linguística. Dois fatores que distanciam muito da rotina das aulas do Ensino Médio. Nessa perspectiva, este artigo foi escrito a partir de uma experiência de Monitoria Universitária Remunerada (MUR) da disciplina de Semântica e Pragmática, desenvolvida na Unidade Descentralizada de Campos Sales-CE, da Universidade Regional do Cariri, no 2º semestre de 2014. A experiência, de mão dupla como sugere o título, se acumulou durante os 12 encontros. Nesses encontros, a Professora Orientadora, a Aluna Monitora e os 18 alunos participantes da MUR vivenciaram a importância da avaliação diagnóstica, os ajustes nos procedimentos metodológicos para a prática docente ao mesmo tempo em que avançaram na compreensão dos conteúdos abstratos da disciplina, ampliando o vocabulário com a linguagem técnica. Além disso, o ambiente e fatores externos dos encontros da monitoria, como a infraestrutura do prédio, localização e disponibilidade do funcionário para abrir o espaço das aulas, se configuraram em um desafio extra tanto para a docente, quanto para os discentes. Entretanto, a constatação do progresso na aprendizagem dos alunos ficou latente na conclusão do semestre letivo, com os resultados das avaliações sob critérios definidos no início das aulas dessa disciplina. A bibliografia dessa experiência foi baseada em Antunes (2003 e 2009), Santos e Lins (2007), Morin (2000) e Coulon (1995).
PALAVRAS-CHAVE: Monitoria Universitária Remunerada; UDCS/URCA; avaliações; procedimentos metodológicos.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
________________. Língua Texto e Ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Brasília, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em: maio de 2014.
BRASIL. Senado Federal, Lei Federal n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 17 maio de 2017.
BRASIL. Senado Federal, Lei Federal n.º 5540, de 28 de novembro de 1968. Disponível em: . Acesso em: 17 maio de 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Município de Campos Sales, PIB 2014. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2017.
COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
KOCH, Ingedore Grunfelde Villaça e TRAVAGLIA, Luís Carlos. Texto e contexto. São Paulo: Cortez, 1989.
MARCUSCHI, Luís Antônio. Produção Textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2017.
NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros e LINS, Nostradamus de Medeiros (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidade e trajetórias. Coleção Pedagógica N. 9. Natal, Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2007. Cap. 4, p. 45-58. Disponível em:
. Acesso em: 04 jun. 2014.
SILVEIRA, Eduardo e SALES, Fernanda A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 131-149, apr. 2016. ISSN 2178-2075. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017. Doi: .
SANTOS, Mirza Medeiros e LINS, Nostradamus de Medeiros (Orgs). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidade e trajetórias. Coleção Pedagógica N. 9. Natal, Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2007. Cap. 4, p. 45-58. Disponível em:
. Acesso em: 04 jun. 2014.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI. Resolução nº006/2012 – CONSUNI, Crato/CE, 10 de setembro de 2012. Institui o Programa de Bolsa Universitária - PBU. Obtida da Reitoria por e-mail da Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) em 24 mar. 2017.
_________. Resolução n°030/2012 – CEPE, Crato/CE, 03 de setembro de 2012. Estabelece os Critérios para a concessão de bolsas nas modalidades do Programa de Bolsa Universitária - PBU. Obtida da Reitoria por e-mail do Gabinete da Reitoria em 24 mar. 2017.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|