A PRESENÇA DO GÓTICO E DO GROTESCO EM O CRIME DO PADRE AMARO, DE EÇA DE QUEIRÓS

Xênia Amaral Matos (UFSM), Raquel Trentin Oliveira (UFSM)

Resumo


Mesmo sob o influxo do realismo, as narrativas de Eça de Queirós apresentam nuances do gótico e do grotesco. Em O crime do Padre Amaro (1875), ambos são percebidos na construção de ações, personagens e cenários que envolvem tabus sociais e mortes. Nesse sentido, o presente artigo analisa a sutil projeção do gótico e do grotesco nesse romance. O estudo aproveita, principalmente, as concepções de grotesco de Wolfgang Kayser (2013) e Mikhail Bakhtin (2003), e de gótico, de Byron e Punter (2004), assim como algumas noções críticas sobre a narrativa queirosiana, propostas por Maria João Simões (2005).

Palavras-chave: Eça de Queirós. Gótico. Grotesco. Realismo.

 


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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

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