Habilidades em Consciência Fonoarticulatória de crianças monolíngues e bilíngues (pomerano/português): dados de Arroio do Padre/RS

Paola Oliveira dos Santos, Giovana Ferreira Gonçalves, Maria José Blaskovski Vieira

Resumo


Circunscrito em uma perspectiva dinâmica, o presente artigo tem por objetivo principal verificar as habilidades em Consciência Fonoarticulatória (CFA) de crianças bilíngues (pomerano/português), bem como estabelecer um comparativo com as habilidades em CFA de crianças monolíngues (português). A amostra do estudo é obtida por meio da aplicação de um teste de consciência fonoarticulatória a 17 sujeitos, alunos dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Arroio do Padre/RS. A coleta de dados se deu com base no instrumento de Avaliação da Consciência Fonoarticulatória – CONFIART (SANTOS, VIDOR-SOUZA & VIEIRA, 2014). A análise dos dados demonstrou que tanto os monolíngues quanto os bilíngues apresentaram baixos desempenhos nas tarefas propostas. No que se refere à escolaridade, as crianças do 3º ano, de ambos os grupos, revelaram o maior percentual de desempenho, quando comparado ao desempenho dos alunos dos 2º e 4º anos. O baixo nível de consciência fonoarticulatória pode estar associado ao pouco uso de subvocalizações e, no que concerne aos segmentos bilabiais, às limitações do insrtumento para a identificação dos gestos de abertura e de fechamento labial envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Consciência fonoarticulatória. Aquisição da escrita. Bilinguismo.


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