Ethos de melancolia em postagens pessoais no Twitter
Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar a influência mútua existente entre o suporte Twitter e a construção do ethos discursivo. Verificamos que ethé não correspondentes a imagens positivas tendem a ser pouco analisados por alguns estudiosos na Análise do Discurso de linha francesa. O corpus é constituído por vinte e quatro tweets de caráter metalinguístico e que se referem ao comportamento dos usuários do próprio site, analisados a partir do método indutivo, em uma pesquisa do tipo qualitativa. Adotamos como base os pressupostos teóricos de Amossy (2005), Maingueneau (2016, 2013, 2010, 2008b, 2008a, 2007, 1993), Castells (2005, 2003) e Recuero (2016, 2009). Constatamos que ethé deslocados de sua concepção clássica são capazes de provocar a adesão dos leitores e que tal deslocamento sofre influência do Twitter que, por sua vez, acaba atraindo outros usuários que se identificam com o caráter conciso e, como ultimamente concebido, triste da rede social.
PALAVRAS-CHAVE: Twitter. Ethos discursivo. Gêneros do discurso.
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