Tematizando o fantástico nos "Metzengersteins" de Edgar Allan Poe e Roger Vadim
Resumo
Esse artigo tem como finalidade discutir as temáticas do fantástico no conto “Metzengerstein”, do autor norte-americano Edgar Allan Poe e à sua adaptação fílmica homônima de 1968, dirigida e produzida por Roger Vadim. No filme, Vadim utiliza-se de elementos temáticos originais do conto de Poe, mas adiciona outros de forma anacrônica ao retratar a inquietação social dos anos 1960 através da sensualidade e liberdade femininas representadas na tela pela condessa Frederique de Metzengerstein. A semelhança desta personagem com Barbarella, heroína erótica, intergaláctica e desprovida do moralismo social dos anos 1960, faz de Metzengerstein uma adaptação criativa que oferece ao espectador uma nova leitura do conto de Poe no século XX. Nesse contexto, utilizaremos como base teórica estudos de Vax (1974), Roas (2013), Cesarani (2006) e outros que abordam o fantástico a partir de outras modalidades estéticas além da teoria de Tzvetan Todorov (1975).
PALAVRAS-CHAVE: Fantástico. Conto. Filme. Metzengerstein.
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