OS FEEDBACKS SOB O OLHAR DO ALUNO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO

Dalve Oliveira Batista-Santos (UFT/PUC-SP), Cleliléia Neves Silva (UFT)

Resumo


No processo de ensino e aprendizagem, várias estratégias de leitura e escrita são fundamentais para que o desenvolvimento acadêmico se torne significativo para os sujeitos envolvidos. Dentro dessas estratégias, acreditamos que os feedbacks disponibilizados pelos docentes são instrumentos fundamentais para que os educandos tenham um crescimento acadêmico efetivo. Nesse contexto, a presente pesquisa é de cunho qualitativo e se insere no campo da Linguística Aplicada, com o objetivo de investigar as representações que os alunos do oitavo período do curso de Letras/Português, de uma universidade pública no estado do Tocantins, têm acerca da importância dos feedbacks na constituição do letramento acadêmico. Destarte, o feedback escrito é um instrumento didático que o professor pode utilizar para acompanhar e orientar os seus alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa, podemos confirmar e reforçar a importância deste instrumento no desenvolvimento do letramento acadêmico dos universitários. Tal instrumento, no discurso dos participantes, demonstrou ser uma ferramenta potencializadora do modelo de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 2014). Além disso, ficou evidenciado como o papel do professor é indispensável para o desenvolvimento crítico e responsivo do aluno na Universidade.

PALAVRAS-CHAVE: Feedback. Letramento acadêmico. Aprendizagem significativa.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i1.1563


Referências


AVÕES, P. M. O Feedback dos professores e o envolvimento dos alunos na escola: um estudo com alunos do 9º ano. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.

BATISTA-SANTOS, D. O. Letramento acadêmico: representações de ingressantes acerca da escrita. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 28, p. 86-118, set-dez. 2017.

BATISTA-SANTOS, D. O.; SILVA, D. H. P. de O. A escrita sob o olhar do aluno no Ensino Médio: representações e reflexões. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 18, n. 3, p. 10-26, set.-dez. 2017.

BROOKHART, Susan M. How to give effective feedback to your students. Alexandria: ASCD, 2008.

FARACO, C. F. A produção textual de um estudante ao final do ensino médio. Texto apresentado na abertura do Encontro de Supervisores de Avaliação de Redações, promovido pela DAEB/ INEP. Brasília, 30 ago. 2014.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 341 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FISCHER, A. Letramento Acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Revista Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, jul./dez. 2008.

FLUMINHAN, C. S. L.; ARANA, A. R. A.; FLUMINHAN, A. A importância do feedback como ferramenta pedagógica na educação à distância. Revista Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 10, p. 721-728, jul./dez. 2013.

FONSECA et al. Feedback na prática letiva: uma oficina de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 28, n. 1, p. 171-199, jan.-jun. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura).

FREIRE, P. F. A Gestão Pedagógica do Erro em Aulas de Matemática: Reflexões e Desafios. Fortaleza, 2010.

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies. Ideology in Discourses. 2. ed. London/Philadelphia: The Farmer Press, 1999.

GERALDI, João Wanderley. Portos e Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GIPPS, C. Socio-cultural aspects of assessment. In: IRAN-NEJAD, A.; PEARSON, P. (Ed.). Review of Research in Education, 24. Washinton, DC: AERA, 1999. p. 355-392.

HATTIE, J. Visible learning: a synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.

HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, New York, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n 53, p. 1-25, dez. 2007.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010.

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul.-dez. 2014.

RAMOS, Flávia Brocchetto; ESPEIORIN, Vânia Marta. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russell. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, maio-ago. 2009.

ROBINSON, S.; POPE, D.; HOLYOAK, L. Can we meet their expectations? Experiences and perceptions of feedback in first year undergraduate students. Assessment and Evaluation in Higher Education, London, v. 38, p. 260-272, 2011.

SADLER, D. R. Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science, Dordrecht, v. 18, n. 1, p. 119-144, 1989.

SHUTE, V. Focus on formative feedback. Princeton: ETS, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STREET, B. Social Literacies: critical approaches to literacy development, ethnography, and education. Harow: Pearson, 1995.

STREET, B. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In. MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 33-53.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WIGGINS, G. Seven keys to effective feedback. Feedback for learning, Alexandria, v. 70, n. 1, p. 10-16, 2012.

WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: