OS FEEDBACKS SOB O OLHAR DO ALUNO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ACADÊMICO
Resumo
No processo de ensino e aprendizagem, várias estratégias de leitura e escrita são fundamentais para que o desenvolvimento acadêmico se torne significativo para os sujeitos envolvidos. Dentro dessas estratégias, acreditamos que os feedbacks disponibilizados pelos docentes são instrumentos fundamentais para que os educandos tenham um crescimento acadêmico efetivo. Nesse contexto, a presente pesquisa é de cunho qualitativo e se insere no campo da Linguística Aplicada, com o objetivo de investigar as representações que os alunos do oitavo período do curso de Letras/Português, de uma universidade pública no estado do Tocantins, têm acerca da importância dos feedbacks na constituição do letramento acadêmico. Destarte, o feedback escrito é um instrumento didático que o professor pode utilizar para acompanhar e orientar os seus alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. A partir desta pesquisa, podemos confirmar e reforçar a importância deste instrumento no desenvolvimento do letramento acadêmico dos universitários. Tal instrumento, no discurso dos participantes, demonstrou ser uma ferramenta potencializadora do modelo de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 2014). Além disso, ficou evidenciado como o papel do professor é indispensável para o desenvolvimento crítico e responsivo do aluno na Universidade.
PALAVRAS-CHAVE: Feedback. Letramento acadêmico. Aprendizagem significativa.
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QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
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