O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Juliane Gomes Silva (FSLF), José Marcos Ernesto Santana de França (URCA)

Resumo


O livro didático é uma ferramenta de grande importância para o professor no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, sendo, muitas vezes o único material utilizado pelo professor. Considerando esse fato, o presente artigo é resultado de um estudo que teve como objetivo analisar como o livro didático de português trata/aborda a temática da variação linguística como conteúdo de ensino para as aulas de língua portuguesa e quais gêneros textuais são usados para ilustrar didaticamente os casos de variação linguística. Para isso, adotamos o roteiro de análise de materiais didáticos proposto por Lima (2014) e adotamos como corpus de análise um volume do 6º ano de uma coleção recomendada pelo PNLD e adotada em ampla escala. A fim de fundamentar teoricamente esta pesquisa, lançamos mãos dos PCN de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998) e dos estudos da Sociolinguística representados por Bagno (2007), Faraco (2008) e Bortoni-Ricardo (2005, 2006). Em nossa análise, constatamos que o tratamento do referido tema é apenas pontual em um determinado capítulo e os gêneros adotados são estereotipados.

PALAVRAS-CHAVE: Variação Linguística. Ensino de Língua Portuguesa. Livro Didático de Língua Portuguesa.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i1.1565

 


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