TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS E CULTURA NO GEOSSÍTIO CACHOEIRA DE MISSÃO VELHA: A LENDA DA PEDRA DA GLÓRIA

Aluizio Lendl (UERN), Maria Carolina Pereira da Costa (URCA), Ellem Ellyzabeth Barbosa Quirino (URCA)

Resumo


Este trabalho é resultado do projeto de pesquisa “O dito e o não-dito no discurso” financiado pela FUNCAP/URCA, que visa compreender os modos de argumentar dos sujeitos no discurso. Com base no estudo da argumentação através de discursos orais, levantamos a seguinte questão de pesquisa: quais técnicas argumentativas são mobilizadas para fortalecer e manter a relevância da lenda da Pedra da Glória do Geossítio Cachoeira de Missão Velha? Diante disso, este trabalho tem como objetivo compreender as técnicas argumentativas acionadas no discurso de uma professora da rede pública de ensino da cidade de Missão Velha – CE, na região do Cariri, baseado em uma lenda local, mais conhecida como “A lenda da Pedra da Glória”. Para alcançar o objetivo, o corpus foi firmado a partir de respostas obtidas através de uma entrevista semiestruturada com uma professora e, posteriormente, submetida à transcrição. A base teórica desse trabalho está situada à luz das técnicas argumentativas presentes na Nova Retórica, de Perelman e Olbreschts-Tyteca (2005). Diante do estudo da argumentação, percebemos que a professora se utiliza das técnicas argumentativas para fortalecer o seu discurso, valendo-se delas para defender e manter a tese que levanta. Desta forma, acreditamos que são necessários estudos que tomem como enfoque a argumentação no discurso cultura dos sujeitos. Nesse sentido, buscamos, com esta pesquisa, apresentar uma contribuição para os estudos da argumentação, bem como para a valorização da cultura local.

PALAVRAS-CHAVE: Técnicas Argumentativas. Cultura. Geossítio Cachoeira de Missão Velha. Lendas.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i1.1599

 


Referências


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LOPES, A. P. de. Narrativas andantes da passagem da “Coluna Prestes” pelo município de São Miguel/RN: contexto sociocultural e argumentação no ensino de língua portuguesa. 2015. 201 f. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Letras) – Programa de Mestrado Profissional em Letras, Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2015.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2. ed. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SODRÉ, M. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.


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