CONFLUÊNCIAS ENTRE PALAVRA E IMAGEM: O PONTO DE VISTA CONVENCIONAL E A PRESENÇA DO MITO NA PINTURA VERBO-VISUAL

Airton Santos de Souza Junior (UFAC)

Resumo


Este estudo tem por objetivo explorar a relação existente entre palavra e imagem, enfocando a presença do mito na pintura sem título, de 2015, da artista plástica Vânia Mignone. Pelo fato de a pintura original da artista não conter um título, para efeitos didáticos a denominaremos nesse estudo de “o grito, o eco” (MIGNONE, 2017). Assim sendo, partindo do encontro simbiótico entre palavra e imagem e nos fundamentando nos estudos de Arbex e Barbosa (2010), Christin (1995), Costella (2002), Giannotti (2003) e Gusdorf (1976), pretendemos analisar a presença do mito na pintura “o grito, o eco”, tomando como metodologia para leitura da obra cinco princípios, factual, expressional, convencional, estilístico e estético, enumerados por Costella (2002), que, segundo o autor, devem ser considerados no processo de construção e absorção dos sentidos da obra de arte. Dessa maneira, buscamos evidenciar como se efetiva a relação entre o verbal e o visual na pintura da artista, demonstrando que o completo sentido da obra só é percebido e construído através da apreciação tanto dos elementos visuais, quanto verbais, pois ambos configuram a unidade significativa da pintura “o grito, o eco”; além de situar, ainda, a maneira como a narrativa mítica de Eco, que ora vinha representada numa linguagem exclusivamente verbal, ou visual, reatualiza-se na pintura “o grito, o eco” sendo representada por meio de ambas as formas de linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Artes visuais. Narrativa mítica. Relação.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v7i2.1649


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