CONFLUÊNCIAS ENTRE PALAVRA E IMAGEM: O PONTO DE VISTA CONVENCIONAL E A PRESENÇA DO MITO NA PINTURA VERBO-VISUAL
Resumo
Este estudo tem por objetivo explorar a relação existente entre palavra e imagem, enfocando a presença do mito na pintura sem título, de 2015, da artista plástica Vânia Mignone. Pelo fato de a pintura original da artista não conter um título, para efeitos didáticos a denominaremos nesse estudo de “o grito, o eco” (MIGNONE, 2017). Assim sendo, partindo do encontro simbiótico entre palavra e imagem e nos fundamentando nos estudos de Arbex e Barbosa (2010), Christin (1995), Costella (2002), Giannotti (2003) e Gusdorf (1976), pretendemos analisar a presença do mito na pintura “o grito, o eco”, tomando como metodologia para leitura da obra cinco princípios, factual, expressional, convencional, estilístico e estético, enumerados por Costella (2002), que, segundo o autor, devem ser considerados no processo de construção e absorção dos sentidos da obra de arte. Dessa maneira, buscamos evidenciar como se efetiva a relação entre o verbal e o visual na pintura da artista, demonstrando que o completo sentido da obra só é percebido e construído através da apreciação tanto dos elementos visuais, quanto verbais, pois ambos configuram a unidade significativa da pintura “o grito, o eco”; além de situar, ainda, a maneira como a narrativa mítica de Eco, que ora vinha representada numa linguagem exclusivamente verbal, ou visual, reatualiza-se na pintura “o grito, o eco” sendo representada por meio de ambas as formas de linguagem.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Artes visuais. Narrativa mítica. Relação.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ARBEX, Márcia; BARBOSA, Márcio Venício. A visualidade da escrita: a aproximação entre imagem e texto nas artes do século XX. In: CASA NOVA, Vera; ARBEX, Márcia; BARBOSA, Márcio Venício (Org.). Interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 35-57.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e Quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base nacional comum curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília MEC/CONSED/UNDIME, 2016.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Tradução de David Jardim Júnior. 26. ed. Rio de Janeiro, 2002.
CAMÕES, L. Os Lusíadas. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
CHRISTIN, Anne-Marie. L´image écrite: ou la déraison graphique. Paris: Flammarión, 1995.
COMPAGNON, A. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
COSTELLA, Antonio F. Para apreciar a arte: roteiro didático. 3. ed. São Paulo: Senac, 2002.
DIAS, R. A.; FONTANA, C. S. Distribuição, biologia, ecologia e conservação do cisne-de-pescoço-preto, Cygnus melancoryphus e da capororoca, Coscoroba coscoroba, no Brasil. Censo Neotropical de Cisnes, período 1998-2000. Disponível em: < http://www.researchgate.net/publication/267041893_Censo_Neotropical_de_cisnes._Periodo_1998-2000) >. Acesso em: 30 abr. 2017.
DUARTE, Paulo M. T. Fato de estilo: uma questão em aberto. Revista de Letras, Fortaleza, v. 18, n. 2, p. 44-53, jul./dez. 1996.
GIANNOTI, Marco. A imagem escrita. ARS, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 91-115, 2003.
GUSDORF, George. A fala. Tradução de João Morais-Barbosa. Paris: Universitaires de Frances, 1976.
MIGNONE, Vânia. Sem título. Disponível em: < http://www.casatriangulo.com/pt/artista/33/trabalhos/ >. Acesso em: 20 set. 2017.
OSÓRIO, Luiz Camillo. A arte e seus desvios. Disponível em: < http://www.raulmendessilva.com.br/pintura/pag011.shtml >. Acesso em: 30 abr. 2017.
TUFANO, Douglas. Gramática Fundamental. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016: B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
|
|
|