“O PERCURSO DO PESQUISADOR”: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DOS CONFLITOS E DA RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

Luana Pinheiro Souza (UFPB), Ana Tália da Silva Ramos (UFPB)

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir aspectos e implicações da relação orientador-orientando e sua influência na motivação e no desempenho do pesquisador em formação. O corpus é composto por relatos escritos por duas alunas-doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A metodologia empregada neste artigo é de natureza qualitativo-interpretativista, e baseia-se no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Valendo-se da análise do contexto sociointeracional de produção, dos conteúdos temáticos, e da análise das modalizações enunciativas proposta pela arquitetura textual bronckartiana, buscamos perceber quais implicações ocorrem na relação orientador-orientando e quais representações as alunas-colaboradoras deste estudo têm sobre essa relação, bem como as motivações e conflitos vivenciados por elas no percurso acadêmico da pós-graduação. Os resultados obtidos mostraram que o papel do orientador é fundamental no desenvolvimento acadêmico das alunas, e que a relação orientador-orientando, quando favorável, é significativa para um desempenho profícuo dos trabalhos desenvolvidos por essas alunas ao longo de suas etapas no processo de construção de suas identidades de pesquisadoras em formação.

PALAVRAS-CHAVE: Relação orientador-orientando. Motivações e conflitos. Interacionismo Sociodiscursivo.

DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i1.1800


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